quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Guiné-Bissau - Audiência com partidos políticos com assento parlamentar: - PAIGC; - MADEM-G15; - PRS; - APU-PDGB; - PND.

O PAIGC, teve encontro hoje com o Presidente da República, no âmbito da analisar as situações políticas do país;

Bissau começam auscultações na presidência da República. O presidente do Parlamento e vice-presidente Paigc, Cipriano Cassamá, foi que falou à imprensa à saída do encontro com o Chefe de Estado. @RadioBantaba





Madem-G-15! - O Madem-G-15, teve audência com Chefe de Estado, para analisar as situações de atual conjuntura política do país;

@RadioBantaba




PRS! - O partido da Renovação Social (PRS) manteve audência com Chefe de Estado, para analisar as situações de atual conjuntura política do país.


APU-PDGB! - No âmbito da auscultação dos partidos políticos face às supostas legislativas antecipadas, o Primeiro Magistrado de Nação, teve audiência com APU-PDGB;




PND em Audência! - O Presidente da República, manteve em audiência com os partidos políticos com assentos parlamentares, na sequência de análisar a possibilidade de convocação de eleições legislativas antecipadas;



Bissau 17 de Dezembro de 2020.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional / RadioBantaba


Leia Também:

Encontro presidencia: todos unanimes que nao há indicios de grave crise que justifique a dessolução da ANP


O presidente da Assembleia Nacional Popular ANP igualmente vice-presidente do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde PAIGC Cipriano Cassama defendeu esta quinta-feira 17 de Dezembro que no momento não existe crise que obriga a dissolução do parlamento por parte do presidente da República Umaro Sissoco Embaló.

” No momento não existe nenhuma crise que obriga a dissolução do parlamento ” disse para de seguida sublinhar que contudo, ” cabe ao presidente fazer melhor juízo da decisão que possa tomar na base das suas prerrogativas de acordo com o artigo 69 alínea da constituição da república “

Cipriano Cassama falava a imprensa no palácio da república depois da audiência com o chefe de estado guineense Umaro Sissoco Embaló. Tendo afirmado que Sissoco Embaló manifestou o seu desagrado com o comportamento de alguns deputados.

Para o Coordenador do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), no momento não há nada que justifica a dissolução do parlamento.

” Na opinião de MADEM no memento não há nada que justifica a dissolução do parlamento isso tem em conta as conquistas e realizações que as atuais autoridades têm conquistado”

De acordo com Camará, o país está tranquilo tendo minimizado a intensidade de debate de ideias entre os parlamentares.

O Partido da Renovação Social (PRS), representado na audiência pelo seu Secretario nacional Florentino Gomes, disse que a possibilidade de dissolver o parlamento não foi objecto da conversa com o chefe de Estado Sissoco Embaló.

” A questão de dissolução da Assembleia não foi objecto da conversa com o presidente da República” Disse

afirmou que PRS é um partido maduro e com maturidade para aguentar qualquer tipo de reação político do país.

Para Jorge Mandinga em representação da Assembleia do Povo Unido Partido Democrático da Guiné-Bissau APU-PDGB, o relacionamento interno que existe entre os Deputados pode ser melhorado por isso a APU-PDGB é da opinião que não há motivos para dissolução do parlamento.

” Nos julgamos e estamos convictos que os deputados na nação estão a fazer um conjunto de esforços para moderar linguagens que eventualmente possa originar possíveis violência entre eles, e com estas condições criadas, achamos que não há motivos para dissolver o parlamento”

Finalmente o Presidente do Partido da Nova Democracia (PND), Iaia Djaló disse ter aconselhado o Presidente da República para ponderar e dar um compasso de espera, uma vez que segundo ele, haverá uma outra sessão no Fevereiro de 2021, daí que importante criar condições para revisão constitucional, revisão da lei eleitoral e lei-quadro dos partidos políticos e isso não pode acontecer quanto tivemos uma maioria qualificada no parlamento.

Saliente-se que sequencia destas auscultações o Presidente da República convocou para esta tarde as 16 horas o Conselho de Estado para também analisar a situação politica vigente no país.

1 comentário: