quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Cooperação - Novo Embaixador da RP da China anuncia nova assistência alimentar à Guiné-Bissau


Bissau, 17 Dez 20 (ANG) – A República Popular da China vai doar à Guiné-Bissau  2700 toneladas de  no primeiro semestre de 2021, para fazer face as dificuldades alimentares provocadas pela pandemia da Covid-19.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo novo embaixador da República Popular da China, Guo Ce num encontro com a imprensa.

O donativo vai ser doado no quadro de uma assistência alimentar de  emergência à Guiné-Bissau e deverá integrar outros produtos alimentares.

Guo Ce reiterou que o seu país  vai continuar a apoiar a Guiné-Bissau para a melhoria das infraestruturas sanitárias.

Em relação ao projecto de auto-estrada que vai ligar Bissau à Safim, o diplomata chinês disse que  que as duas partes já combinaram o lançamento da primeira pedra para  Janeiro do próximo ano, acrescentando que, além disso, os dois países já assinaram o acordo de implementação  do projecto de manutenção do Palácio da Assembleia Nacional Popular.

Guo salientou que a China está disposta para, em conjunto com  a Guiné-Bissau, expandir ainda mais as áreas de cooperação e procurar  benefícios  mútuos.

 “A China sendo o primeiro país a reportar a pandemia de coronavírus e a Organização Mundial de Saúde (OMS), sempre atendeu ao princípio de colocar o povo e a vida em primeiro lugar e sob a forte liderança do Partido Comunista, o povo Chinês lutou unidamente contra a pandemia e conseguiu controla-la em cerca de três meses”, explicou.

Acrescentou que, com base nisso, a China promoveu a prevenção e controlo da doença e o desenvolvimento socio-económico para restaurar a ordem da promoção e da vida habitual.

Segundo ele, depois de controlar com sucesso a doença no seu próprio país, a China estendeu as mãos para ajudar os outros, compartilhando experiências de prevenção.

Salientou  que a Guiné-Bissau não foi exceção, uma vez que também foi afectada e que a China ofereceu, várias vezes,  materiais médicos e partilhou  experiências sobre a Covid-19 com este país amigo.

Guo Ce disse que o seu país já ofereceu à Guiné-Bissau, mais de 30 mil kits de testes e 400 mil máscaras, e que  estão satisfeitos com os esforços das autoridades guineenses que resultou na diminuição dos casos positivos da doença que até são menores do que os da China.

ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário