quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Acordo de petróleo com o Senegal: “VOU ASSINÁ-LO AINDA NESTES DIAS” – PR


O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou esta quarta-feira, 16 de dezembro de 2020, que vai assinar o acordo de exploração de petróleo na zona conjunta com o Senegal. Sem precisar a data, Sissoco Embaló disse que se tiver que assiná-lo não teria que dar explicações nem pedir autorização a ninguém. 

O chefe de Estado fez essa afirmação no aeroporto internacional Osvaldo Vieira depois de despedir-se do Presidente da República de Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso que esteve de visita oficial de menos de 24 horas na Guiné-Bissau.

Solicitado a comentar o acordo de exploração de petróleo na zona conjunta com o Senegal, que, supostamente, teria sido assinado secretamente entre ele e o Presidente senegalês Macky Sall, o chefe de Estado guineense disse que se tivesse que fazê-lo, fá-lo-ia sem ter que pedir autorização a ninguém: nem ao parlamento, muito menos a nenhum órgão.

“Que fique claro que não vou deixar nem uma única vírgula do exercício do poder de chefe de Estado. Devo explicações apenas ao povo, não à ANP e nem à justiça, mas também não estou acima da lei. Para ser específico e esclarecer a sua questão vou assina-lo ainda nestes dias”, afirmou e disse que o que está em negociação neste momento é a “chave de partilha”, que provavelmente deverá mudar escolhas e discussões entre os dois países (Guiné-Bissau e Senegal), se o petróleo for descoberto na Guiné-Bissau e/ou no Senegal.

O chefe de Estado confirmou também o envio de homens para Congo Brazzaville, não como milícias, mas forças antiterroristas, tendo anunciado ainda envio de mais homens para Nigéria. 

“Já dei instruções ao ministro da Defesa. Temos que enviar homens para Nigéria. A partir do próximo ano temos que ter homens nas missões de manutenção de paz, por isso temos que formá-los, porque existem regras para isso”, indicou.   

Em relação às infraestruturas, Úmaro Sissoco Embaló anunciou que em janeiro de 2021 será lançado um concurso internacional para alcatroar oitenta (80) quilómetros de estradas e que terá recebido também garantias do presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para alcatroar trezentos (300) quilómetros de estradas na Guiné-Bissau, cujo concurso internacional será lançado em maio do próximo ano, 2021. 

O Presidente da República revelou aos jornalistas que, no âmbito das relações de cooperação com o Senegal, a ministra dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e Cooperação Internacional, Suzi Carla Barbosa, deverá assinar, nos próximos tempos, um acordo “chapéu” com o Presidente Macky Sall, que resultará no envio de médicos especialistas senegaleses para apoiar os técnicos nacionais.

J.O.D

2 comentários:

  1. Melhor presidente guineense até momento...

    ResponderEliminar
  2. Presidente mais burro e autoritário que a nossa Guiné teve. As normas são pra respeitar mais como o senhor e os seus apoiantes não sabem dividir agua e oleo..

    ResponderEliminar