quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Observe uma das causas se não principal de estrangulamento da Guiné-Bissau oa longo dos 47 anos da nossa independência.....

Por: Malam Mendes 

Observe uma das causas se não principal de estrangulamento da Guiné-Bissau oa longo dos 47 anos da nossa independência.

Ficou claro pra todos nós  que o PAIGC aproveitou-se da IGNORÂNCIA do nosso  povo pra instalar o SUBDESENVOLVIMENTO na Guiné-Bissau. 

Por isso, se quisermos progredir a semelhança dos outros países? Não devemos repetir a mesma história, mas fazer uma história nova." 

PAIGC pra se poder instalar o SUBDESENVOLVIMENTO, recorreu-se aos princípios da IGNORÂNCIA, INCOMPETÊNCIA, NEPUTISMO, CLIENTELISMO POLÍTICO e outras práticas  semelhantes a estas!

E se na verdade queremos DESENVOLVIMENTO? Então somos obrido a fazer uma nova história, ou seja abandonar velhas práticas do partido libertador e eleger EDUCAÇÃO como caminho seguro para um desenvolvimento sustentável.

Para "Udjo de Lupa" Educaçao é como motor da mudança de uma sociedade!

Porque o conhecimento abre os horizontes da mente, alarga a maneira de pensar, de fazer, de buscar determinadas soluções para determinados problemas, torna uma sociedade melhor e mais preparada para enfrentar seus próprios problemas.

A educação é capaz de mudar uma sociedade, pois a educação é a base da estrutura do conhecimento, é o guia, ou seja, a orientação de como o individuo deve se impor na sociedade. A educação  é o meio mais seguro de se conseguir algo na vida, em que outras palavras, é a educação que nos garante uma maior certeza de que conseguiremos êxito futuramente.

A educação é capaz de mudar uma sociedade, pois desde a antiguidade o homem já vem se preocupado, investigado pensando na forma de com educar as nossas crianças, porque elas foram, são e irão ser os alicerces a qual assegurarão a sobrevivência da cultura humana na Terra. Se somos donos de um enorme conhecimento, sabemos nos comunicar e sabemos as modificações que a nossa sociedade sofreu para sermos e termos tudo hoje, por exemplo, é graças à educação. Então a educação está ai para nos mostra todas as conquista de nossa sociedade e nos impor assim uma grande possibilidade de mudança. 

Paulo Freire diz tudo; “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Entende-se por educação o processo pelo qual um indivíduo é introduzido na sociedade contribuindo para que o indivíduo se constitua como membro de um grupo particular, uma sociedade em particular, e adquira as características principais deste grupo. Hoje em dia é praticamente impossível um sujeito vir a ter uma inserção social produtiva sem freqüentar a escola. Acredito que a educação seja capaz de mudar uma sociedade, pois ela é responsável pela inserção do sujeito no meio social.

 A educação é responsável pelo crescimento de uma nação e pela qualidade de vida de cada um. 

A educação é a base de tudo de bom e de ruim em uma sociedade, pois quando a educação é trabalhada de maneira coerente, temos melhores cidadãos. O desenvolvimento em cidades que foram destruídas como Hiroshima, que em menos de 100 anos já conseguiram mudar sua história de tristeza, nos confirma a tese de que a educação pode mudar radicalmente uma sociedade. Mas quando existe uma deficiência, a falta de educação do povo,  vemos miséria e tristeza e baixo índice de desenvolvimento, como na Índia. A psicologia é uma ciência que está intimamente ligada com a sociedade, pois ela trabalha com a psique do ser humano. Ela trata de maneira mais focada o comportamento individual e qual a melhor forma de se desenvolver com qualidade a vida do cidadão.

Eu acredito que a educação seja capaz de mudar uma sociedade:

 Sim, eu acredito que a educação seja capaz de realizar mudança extraordinária e de até mudar uma sociedade.

 Há indícios de grandes civilizações que tiveram mudanças graças à educação, Nesse processo de transformações podemos destacar as mudanças históricas e culturais. Países como Japão e China são exemplos de nações que tiveram essas mudanças, alguns países da América do Sul e também da África vêem sofrendo profundas transformações na sua sociedade. 

Por definição, temos que, educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Desta forma, torna-se perceptível que tal fator tem como função modificar o pensamento humano – e por conseqüência o comportamento – através do processo de aprendizagem, que ocorre por meio da transmissão e troca de conhecimentos.

Se fizermos um passeio pelo túnel do tempo iremos constatar que, inúmeras revoluções épicas, como por exemplo, as escolas literárias, foram ocasionadas por grupo de estudiosos e pensadores que, de certa forma, “dominavam o conhecimento” da época.

Desta forma, torna-se explícito que a educação é a força propulsora responsável pela ampliação de conhecimentos, e por conseqüência, capaz de modificar o sistema social predominante.

Sem comentários:

Enviar um comentário