sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Queremos uma constituição PRESIDENCIALISTA PURO, e estamos prontos para debate pessoal e PÚBLICO, que haja um REFERENDO sobre sistemas, penso que o povo da Guiné-Bissau saberá escolher o que melhor lhe servirá….Francisco Jose Gomes Fernandes


Por Francisco Jose Gomes Fernandes

Sua excelência, Senhor presidente da república da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoko Embaló.

Qualquer esboço da revisão constitucional na Guiné-Bissau, que não toca no sistema PRESIDENCIAL, é uma perda de tempo, e dinheiro atirado num poço fundo! Existem ambiguidades e zonas escuras na nossa constituição que precisam de ser clarificadas, mas o MAIOR obstáculo contra o progresso e a paz social na Guiné-Bissau, é o sistema “semi-presidencial”, provas mais que suficiente tivemos, portanto fazer uma revisão constitucional e deixar o mesmo sistema em funcionamento, é de duas uma, falta de CORAGEM POLÍTICA OU INGENUIDADE POLÍTICA!

Somos Africanos, temos uma mentalidade Africana, a nossa constituição no molde atual, é uma cópia da constituição da república portuguesa, uma constituição EUROPEIA, que tenta lidar com os problemas de cidadãos EUROPEUS, com uma história EUROPEIA, uma EDUCAÇÃO EUROPEIA, não querendo deitar abaixo por completo a atual constituição, ela não representa o nosso país e o nosso continente, ela simplesmente representa uma parte da nossa história, e por acaso, a parte mais vergonhosa e triste da nossa história, a ESCRAVATURA E O COLONIALISMO.

Pôs independência trouxe nos o sistema partido único, pressões internacionais trouxe o sistema pseudo democrata, com uma cópia do sistema de governo do antigo colonizador, nenhum funcionou! Talvez uma junção dos dois será a resposta aos nossos permanentes dissabores político partidárias.

O sistema PRESIDENCIALISTA PURO, tem de estar incluído em qualquer revisão constitucional na Guiné-Bissau, tem de haver um DEBATE público, seguido de um REFERENDO NACIONAL sobre preferências do povo, sem isso, repito, é uma perda de tempo e dinheiro gasto para nada. Vi um esboço de uma entrevista do Dr. Vamain, onde ele afirma que o SISTEMA REGENTE MANTÉM-SE, no esboço por eles desenhado, isso é péssimo e pobre, para fazer uma refundição do estado é preciso muita coragem para tomar decisões que não são ou serão de agrado de muita gente, mas se essas decisões são de benefício para a República da Guiné-Bissau, de benefício para o povo da Guiné-Bissau, então tem de ser tem tomadas, contra quem quer que seja, interna e externa.

Sua excelência, se o que li da entrevista do Dr. Vamain for verdade, peço lhe que intervenha e faça exercer o poder que o povo da Guiné-Bissau lhe conferiu, queremos uma constituição PRESIDENCIALISTA PURO, e estamos prontos para debate pessoal e PÚBLICO, que haja um REFERENDO sobre sistemas, penso que o povo da Guiné-Bissau saberá escolher o que melhor lhe servirá.

Francisco Jose Gomes Fernandes
(Braima Djaló)

Sem comentários:

Enviar um comentário