sábado, 4 de julho de 2020

FIGA CANHOTA NO STA LI NONA ODJA TUDO GUINENSES!

Por: yanick aerton
Depois da entrevista do Ministro das Finanças, Dr. ALADJE MAMADU FADIA, (BABA) ao jornal “o Democrata”, alguns Guineenses cuca bali se cabeça nada, atacaram-no chamando-lhe de nomes com a finalidade de denegrir a sua boa imagem, só porque sarcasticamente disse na entrevista que se assumia como GOLPISTA.

Mas qual golpe, quando é que se perpetuou esse golpe, ou umas eleições consideradas livres, transparentes, justas e credíveis, que culminam com a vitória de um dos concorrentes, são agora GOLPES DE ESTADO”?

Na minha perspectiva, o golpe de estado é a assunção do poder politico pela força das armas, o que não foi o caso em relação ao escrutínio realizado a 29 de Dezembro de 2019, ganho pelo então candidato UMARO SISSOCO EMBALO, e saudado galantemente pelo candidato derrotado, Engª. DOMINGOS SIMOES PEREIRA, que por sinal foi o primeiro a felicitar o vencedor, mas que horas depois quis dar o dito por não dito.

O FADIA é por todos conhecido como um grande patriota, e é preciso conhecê-lo e conviver com ele de perto para saber que esse homem é especial em tudo: tecnicamente bem formado, humilde, afável, responsável, organizado e de um relacionamento fácil.

Porque é que o FADIA devia declinar um convite a defesa da pátria, para servir seu pais, como sempre o fizera no passado com sucesso, só porque uns djintons di no praça di Bissausinho querem perpetuar o sofrimento este povo humilde, que tudo consentiu para que esses djintons saudosistas continuem até hoje a viver NA BOA VAI ELA?

Bo tempacensa bo maina, pabia diferença di FADIA cu bos i suma dia cu noite. Djintis suma FADIA, BRAIMA CAMARA, UMARO SISSCO EMBALO, garcimenti, barke, dua ke tene. Si bu djubi cu elis mare na ficau. És i hora di bo tira bo cavalinho debaixo di chuva.

Estão com pesadelo porque sabem que o FADIA vai tapar todos os buracos e ninguém vai agora ao Tesouro com títulos para reclamar montantes avultados, na falsidade, como faziam no passado uns pseudo-empresários que nem uma taberna sabem gerir.

A era de fuga ao fisco “abanta lê”, pabia dinheiro di Estado na bai pá cofre de Estado, e nenhum empresário vai fugir aos pagamentos nas alfândegas, Contribuições e Impostos ou noutros departamentos onde esses pagamentos são uma exigência. Si kila cu manda bo flipa anta bo desisti, pabia FADIA ca tene tempo cu bos.

O FADIA é um chefe de família, que gosta de passar a maior parte do seu tempo com a família, um muçulmano praticante e não um Muslum, que ostenta o “camisote pan ngana djinti”. Não confundam porque o FADIA veio de longe, chegou, viu e venceu, como o JÚLIO CESAR.

Mas é muito normal quando alguém não tem outra ocupação e põe toda a sua esperança numa formação politica para resolver os seus problemas, quando vê o seu sonho escapar-lhe acaba tornando-se num animal irracional, e é o que estamos a assistir com os que estão a atacar levianamente o FADIA nas redes sociais.

O FADIA é um homem de bem, escolhido numa short list pelo General Presidente para acabar com a pagaille, sanear e organizar as nossas finanças públicas, e sobretudo acabar com a gatunice, tapando todos os buracos.

Afinal, eu não sabia que a frustração pode levar ao desespero. Mas porque desesperar se as eleições na Guiné-Bissau se realizam de quatro em quatro anos, salvo motivo de força maior? Dentro de 3 vamos ter as eleições legislativas, portanto organizem-se e deixem o governo liderado pelo Engª. NUNO GOMES NABIAN, construir a Guiné-Bissau e promover o desenvolvimento e o bem-estar para as populações.

Será que perder umas eleições é uma questão de vida e morte, sobretudo se o derrotado tem a plena consciência de que se essas mesmas eleições fossem realizadas mil e uma vezes os resultados ser-lhe-iam cada vez mais desfavoráveis?

Ao FADIA, o que lhe interesse é gerir e bem, gerir aquilo que a todos os pertence, como contribuintes.

O FADIA, com a sua reforma na BCEAO, não precisa do salário de ministro para viver, mas como cidadão e autoridade na matéria, ninguém o pode tirar o direito de servir a sua pátria, como aliás o fizera quando decidiu deixar tudo e ir juntar-se aos camaradas nas vésperas da nossa independência. Significa que se a luta tivesse continuado é nesse ambiente que o FADIA iria atingir a maturidade, porque era muito jovem cu nin badjuda ica tene ba inda, o seu principal interesse era a escola, a procura do SABER.

LE CHIEN ABOIT LA CARAVANE PASSE.
BO SUFRI PABIA COMBOIO RANKA DJA
BO DISSAN NHA BABA N`DAM BO

Sem comentários:

Enviar um comentário