quinta-feira, 16 de julho de 2020

CONVIDADO: Umaro Sissoco Embaló vai apresentar queixa-crime contra Aristides Gomes

Umaro Sissoco Embaló, Presidente da República da Guiné-Bissau, na RFI a 16 de Julho de 2020. ©RFI/Miguel Martins
Por: Neidy Ribeiro

Em entrevista à RFI, o Presidente guineense disse que está a formalizar uma queixa-crime contra Aristides Gomes, o antigo primeiro-ministro, que durante a campanha eleitoral o acusou de tentativa de golpe de Estado. "Estou a formalizar essa queixa-crime contra o cidadão Aristides Gomes, porque acusou-me enquanto candidato e agora tenho também direito de defender-me". 

Questionado sobre as perseguições de que foram alvo alguns deputados e bloggers no país, Umaro Sissoco Embaló afirmou que não há perseguições políticas na Guiné-Bissau, um país que define como democrático.

"Nenhum deputado foi perseguido na Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau é um país democrático". 


7 comentários:

  1. Assim propi, pa kunaa feki feki elis un som un som.

    ResponderEliminar
  2. Como é possível, que descaramento. É preciso ter muita lata.

    ResponderEliminar
  3. Este IMPOSTOR do Nho-Maralens Sissoco (Umaro), de facto, não tem consciência nenhuma da gravidade dos atos de "IMPOSTORASKO" que tem vindo a perpetrar a partir do dia 27.02.2020 para cá neste nosso país do POVO BOM. Mas vamos! Até ao dia que a esmagadora maioria do SOBERANO, este mesmo povo, cujo direito agora anda pisar aos quatro ventos a bel-prazer, irá colocá-lo no seu devido lugar. E esse dia há de vir.

    Poxa! Um IMPOSTOR e USURPADOR por cima, a arrogar-se ir apresentar uma queixa-crime, no tribunal, contra uma das vítimas da sua USURPAÇÃO... Só pode acontecer numa Guiné-Bissau tornada “hoje”, MANU MILITARI, uma verdadeira República dos "VOYOUS".

    “Mâ, dianti ki kaminhu. Nhu pudi kontinua na fenti-fenti. Y suma ki Sussus ta fala: «TARDA Ô TARDA, KI TARDA NA TARDA; BIN NA BIN»”.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  4. Oh mais velho! Não é o senhor quem convida para que quando haja situações desta que vão ao tribunal? Ou para o senhor o tribunal só serve para os do PAIGC? Porquê que o presidente não pode mover queixa crime contra um cidadão que o acusa de projetar golpes sem mínima prova para tal?

    Ainda bem que optou por via democrática caso contrário podia simplesmente mete-lo onde ele merece porque é assim o método do PAIGC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Sr. Có, você pergunta, “Porquê que o presidente [ilegal] não pode mover queixa crime contra […]?.

      Eis a minha resposta: Porque o tipo é um ilegal. Tout court.
      Um exemplo parabólico para fazer o Sr. Có entender:

      Não se pode assaltar uma morança. Matar o chefe da Morança. Sequestrar e espancar o Regulo. E depois, vir pedir ao mesmo Regulo, a realização do casamento com a mulher tornada viúva para se tornar o pai dos filhos tornados órfãos. Será tudo ilegal. Tout court. Entendeu?

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      PS.: Sr. Có, sff, tente procurar no íntimo do seu coração, a vontade e a intensão boas, de vir cá neste espaço, para sempre vir participar nos debates visando comentar os artigos em tela no bom sentido, e não nos visando comentar os comentaristas. Obrigado.

      Eliminar
  5. A.Keita assunto di USE Ka tá odjau sintadu! Nunka na vida um odja alguim ku sta kontra si kumpanher assim. Pa Deus djuda USE pa faci segundo mandatu!

    ResponderEliminar
  6. Seu estúpido palhaço lá porque ganhaste ninguém gosta de ti estrume toma muito cuidado com o que vais fazer eu sou da Europa do leste e da Koreia mas tenho uma costela da Guiné Bissau país o palhaço o teu há de chegar porque Deus não Dorme atrasado

    ResponderEliminar