terça-feira, 29 de outubro de 2019

Trump revelou foto do cão-herói que detetou líder do Estado Islâmico

O nome do animal é ainda uma informação classificada.


Donald Trump recorreu às redes sociais para partilhar uma foto do cão militar dos EUA que ficou ferido no ataque que conduziu à morte do líder do grupo que se designa por Estado Islâmico. O animal conseguiu detetar e perseguir Abu Bakr al-Baghdadi num túnel debaixo do complexo onde habitava.

O animal tem sido apelidado de 'cão-herói', já que o seu nome ainda não foi divulgado, e a sua imagem já está a correr o mundo. No Twitter, o presidente americano publicou a foto, explicando que divulgava a imagem do "maravilhoso cão que fez um trabalho fantástico ao capturar e matar o líder do ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi".

Recorde-se que Al-Baghdadi fez-se explodir, uma ação que provocou a morte a três crianças e aparentemente feriu o cão. Mas o general Mark Milley adiantou que o animal já tinha recuperado e voltado ao serviço num local que não foi revelado.

Ainda de acordo com o general, a identidade do cão está a ser protegida e toda a informação sobre o animal é classificada, de momento.

O secretário de Defesa Mark Esper, acompanhado por Mark Milley, realizou um 'briefing' na segunda-feira para discutir detalhes do ataque, afirmando que nenhuma tropa dos EUA foi morta na operação. O responsável assegurou que há imagens da operação, porém estas ainda não podem ser divulgadas.

We have declassified a picture of the wonderful dog (name not declassified) that did such a GREAT JOB in capturing and killing the Leader of ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi!
Ver imagem no Twitter

Saliente-se ainda que o presidente dos Estados Unidos anunciou no domingo a morte de al-Baghdadi, numa operação militar norte-americana no noroeste da Síria.

Já esta segunda-feira, em declarações aos jornalistas, o presidente dos EUA disse que está a pensar divulgar imagens de vídeo que mostram os minutos finais do líder do EI e o sucesso da operação militar que o presidente acompanhou em direto a partir da Casa Branca.

"Ele não morreu como um herói. Morreu como um cobarde", disse Donald Trump, relatando o momento em que al-Baghdadi se refugiou num túnel sem saída "gemendo, chorando e gritando", na versão do Presidente norte-americano.

Abu Bakr al-Baghdadi era um dos homens mais procurados do planeta e tinha a cabeça a prémio por 25 milhões de dólares (22,5 milhões de euros).

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário