quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O FIM DA ERA DAS VACAS GORDAS NA GUINÉ-BISSAU?


A tensão política na Guiné-Bissau está num nível muito alto devido a desconfiança entre certos políticos. Com as eleições à porta, no dia 24 de Novembro de 2019, tem-se multiplicado declarações fortes e perigosos sobretudo a utilização de meios de comunicação social que se transformou num campo de batalha entre um grupo separado a dois, três, quatro, cinco frentes que será talvez pior ainda durante a campanha eleitoral.

Existe um grupo de mafiosos na Guiné-Bissau, digo isso porque na minha análise pessoal, estes mafiosos querem simplesmente desviar a atenção do povo sobre o caso “OPERAÇÃO NAVARRA”, que culminou na apreensão de toneladas de DROGA, inventando assim um outro episódio sobre um suposto golpe de estado até no ponto do PM pedir um aumento das forças da ECOMIB. Se eu faço bem segundo as regras, não sou malandro, não faço esquemas, porque não pedir o reforço das forças nacionais? Os malandros e mafiosos vão e para sempre viver na intranquilidade e desconfiança. Os grupos que se acusam uns aos outros estão com o medo do outro controlar o poder porque, talvez haverá retaliação.

Vamos votar no dia 24 de Novembro 2019 e aproveito para chamar atenção a todos guineenses de que, se na verdade queremos estabilidade para que o governo possa governar com toda a tranquilidade e permitir os guineenses sonharem um país desenvolvido de paz e de igualdade, o próximo Presidente da República deve ser UMA FIGURA ISENTA DAS GUERRAS ENTRE PESSOAS QUE SE DIVIDIRAM POR causa das intrigas, máfias, calunias, mentiras, preconceito, esquemas etc…, se não, mais uma vez vamos adiar o futuro de todos nós.

A PJ, embora com poucos meios de investigação, conseguiu resultados em operações de associação criminosa como por exemplo: "KORTA UNHA, RATO, AVIONETA DE GABU, CARAPAU, ARROZ DE POVO, NAVARRA… Com certeza, estes casos foram entregues ao MP mas o povo não viu e espera ver como acaba o espetáculo na arena.

Na Guiné-Bissau, a PGR e MP não têm muito trabalho a fazer porque os órgãos de comunicação social, redes sociais servem de denúncias públicas, se não vejamos só algumas que eu, como guineense, fico preocupado sobretudo quando se fala do primeiro magistrado da nação:

1. As denuncias do PM sobre a droga na presidência,
2. O caso do senhor ZAMBRANO,
3. Que o dinheiro proveniente da droga foi utilizado pelo líder de MADEM-G15, quando da criação ou fundação deste partido,
4. Tentativa de golpe de estado por parte do candidato às presidenciais do MADEM-G15 e muitas outras que não posso tudo aqui citar.

Com todas estas informações que chegam aos sofás destas duas instituições, não existem razões para tanta demora dos dossiers porque, são quase flagrantes delitos porque os denunciantes devem apresentar provas.

A maioria das pessoas que se acusam uns aos outros foram até pouco tempo o grupo que geriu este país muitos anos e sem avanços. Será que é o fim da era das vacas gordas para uma parte deste grupo que se dividiu em vários? Ou esta guerra desenfreada tem como objetivo controlar para fins pessoais aquilo que nos pertence a todos? Desconfiança duma retaliação?

Guineenses, enquanto estes grupos se divergiram através de intrigas, calúnias, obscurantismo, traições, reuniões nas costas dos outros, violações de acordos políticos, complôs, invenções, mentiras etc...continuarem a deter o poder, nunca este povo conhecerá o caminho do desenvolvimento. Estas pessoas conhecem e sabem dos segredos entre eles. Roubaram, sequestraram, aterrorizam, esbanjaram aquilo que deveria ser o nosso, transformando-o num bem pessoal.

A PGR e o MP já foram bem servidos agora só falta fazer o mais fácil, COMER.

Já chega! Libertem este povo sofredor que já aguentou demais com uma esperança a quase meio século.

El maestro Steve.
Je suis NAVARRA, je suis ZAMBRANO!

Estevão Barbosa Bali

Sem comentários:

Enviar um comentário