quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Discurso de Hadizatou Rosine Sori-Coulibaly

ESCRITÓRIO INTEGRADO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ DA ONU NA GUINÉ-BISSAU (UNIOGBIS)


74º aniversário das Nações Unidas
Dia das Nações Unidas 2019

Quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Discurso de Hadizatou Rosine Sori-Coulibaly
Represent Esp. do Secretário-Geral GBISSAU

É com grande prazer que me junto a vocês hoje, por ocasião do Dia das Nações Unidas, para comemorar o 74º aniversário das Nações Unidas.

A relação entre as Nações Unidas e a Guiné-Bissau remonta há muito tempo atrás. O próprio Amilcar Cabral trabalhou para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em 1957, fazendo um estudo sobre o potencial agrícola da Guiné-Bissau.

As Nações Unidas apoiaram a Guiné-Bissau desde a sua luta pela autodeterminação, através do Comité de Descolonização e, após a
independência, através do apoio de agências das Nações Unidas, como o PNUD, as Nações Unidas. UNICEF e FAO.

A Guiné-Bissau tornou-se membro das Nações Unidas em setembro de 1974 e, portanto, esta é também uma ocasião para celebrar hoje a participação do vosso país na família de nações.

Infelizmente, em 1999, um conflito armado emergiu na Guiné-Bissau e o país pediu ajuda às Nações Unidas. Desde então, o país está na agenda do Conselho de Segurança da ONU, que decidiu enviar uma missão política - o UNOGBIS e, mais tarde, UNIOGBIS - que trabalha com vocês há 20 anos para prevenir conflitos, criar paz e estabilidade, condições fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

Embora seja muito difícil avaliar o impacto de uma missão de paz - porque nunca sabemos se foi a nossa ação que impediu o conflito -, vimos alguns sinais muito positivos nos últimos anos: cada vez mais atores políticos têm procurado resolver suas diferenças através de mecanismos legais; o sistema judicial dá sinais de maior capacidade; o exército absteve-se de interferir na esfera política; grupos da sociedade civil, especialmente mulheres e jovens, e os media aumentaram sua participação na vida pública e fortaleceram o seu papel de guardiões e supervisores do governo e da democracia.

Conseguimos fazer estes progressos juntos, também graças ao apoio da Comissão de Construção da Paz das Nações Unidas, que colocou a Guiné-Bissau na sua agenda desde 2007. E aproveito a oportunidade para agradecer pessoalmente ao embaixador Mauro Vieira, Presidente do PBC Guiné-Bissau, que está connosco hoje.

Temos o prazer de celebrar com todos vocês hoje esses passos positivos e de vos encorajar a continuar neste caminho de construção da paz e desenvolvimento sustentável.

Excelências,

Senhoras e senhores,

A família das Nações Unidas, na Guiné-Bissau e na sede, está confiante de que as eleições de 24 de novembro serão, como de costume, muito bem organizadas, livres e justas, e que a Guiné-Bissau em breve terá todos os seus órgãos de soberania legítimos e será capaz de manter sua ordem constitucional.

Quando este ciclo eleitoral terminar, podemos prosseguir com a reconfiguração da presença das Nações Unidas em seu país. O UNIGBIS será encerrado, mas a presença das Nações Unidas será fortalecida e reconfigurada para ser mais eficaz e implementar conjuntamente o novo quadro de parceria entre as Nações Unidas e a Guiné-Bissau para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2021-2025.

Esse processo também está alinhado com as reformas das Nações Unidas, lideradas pelo Secretário-Geral António Guterres, para criar uma organização mais ágil e responsável, à medida que fortalecemos o nosso apoio aos países.

O aniversário de hoje também marca o lançamento de uma série de iniciativas que culminarão com o 75º aniversário das Nações Unidas. O Secretário-Geral está a lançar um debate global sobre como todos podemos moldar o nosso futuro juntos. Esperamos que a Guiné-Bissau participe dessa conversa e que, dentro de um ano, possamos celebrar o progresso alcançado na implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Nesse sentido, deixamos a vocês um último desafio hoje: juntem-se a nós na campanha para promover objetivos de desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau e participem na sondagem "O Meu mundo", que será lançada no final da cerimónia. Como você pode ver, eu já coloquei as minhas asas pelos objetivos de desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau. Convido-vos a juntarem-se a mim, para que possamos criar o efeito borboleta, um efeito multiplicador e trazer desenvolvimento sustentável para a Guiné-Bissau.

Por fim, aproveito a oportunidade para exortar todos os atores políticos a permanecerem focados nessas prioridades, baseadas no interesse do povo da Guiné-Bissau.
A credibilidade desses atores com seus constituintes também depende de sua capacidade de comprometer e cumprir as promessas que fazem ao seu povo;

Agradeço a todos pela atenção.

Fonte: Aliu Cande

Sem comentários:

Enviar um comentário