sexta-feira, 5 de julho de 2019

Supercomputador chega a Portugal. Saiba onde ficará instalado

Maquinaria tem capacidade de processamento para projetos em medicina ou inteligência artificial.


Portugal está prestes a entrar no grupo de países que têm máquinas de supercomputação. O supercomputador chega a terras lusas esta sexta-feira e vai ficar instalado no datacenter da REN, na subestação de Riba de Ave, em Santa Maria de Oliveira (Famalicão).

A inauguração vai contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Portugal foi um dos países escolhidos para instalar um dos oito supercomputadores europeus, maquinaria com capacidade de processamento para projetos em medicina ou inteligência artificial. O supercomputador, que fará parte do projeto Minho Advanced Computing Centre (MACC), foi cedido pela Universidade do Texas (EUA) à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A máquina tem uma capacidade de memória de 266 terabytes, uma capacidade de armazenamento de cerca de um petabyte, capacidade de cálculo de um PFlop e vai ainda incluir 20 bastidores da plataforma de computação avançada STAMPEDE 1.

Os restantes supercomputadores vão ser instalados em Espanha, Luxemburgo, Itália, Bulgária, República Checa, Eslovénia e Finlândia.

Por DN Insider

1 comentário:

  1. O povo, para ser honesto, não é informativo notícia... Ah, o que? Colocaram o computador que... é melhor Você aprendeu como você pode ganhar dinheiro em casa, aqui está o que eu ganho aqui: https://1xbet-pt.live , é um exemplo de notícia, que deve interessar a todos, assim como um monte de dinheiro não é o que acontece!)

    ResponderEliminar