sexta-feira, 5 de julho de 2019

GUINÉ-BISSAU: PJ APREENDE DROGA NO VOO DA TAP PROVENIENTE DO BRASIL


A Polícia Judiciária (PJ) guineense anunciou esta sexta-feira, 05 de julho de 2019, ter apreendido aproximadamente 10 quilos de drogas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau esta quarta-feira, numa operação que envolveu cidadãos da Guiné-Bissau.

A cocaína proveniente do Brasil num voo da TAP tinha já passado por Lisboa, Portugal, estava impregnada em lenções nas duas embalagens não acompanhadas, uma das novas técnicas operantes da rede transnacional para fazer a dissimulação deste produto estupefaciente.

Em declaração à imprensa após apresentação da droga, o diretor Nacional Adjunto da PJ, Domingos Monteiro Correia, reiterou a firme determinação da instituição na luta sem trégua ao tráfico de drogas no país.

“Queremos manifestar a determinação das autoridades guineenses, em especialmente a PJ em lutar eficazmente contra o tráfico de drogas para banir a Guiné-Bissau que tem sido conectada com este nome”, vincou Monteiro Correia.

Monteiro Correia diz que com as novas técnicas de impregnar a cocaína em lenções, exige da parte da polícia um reforço não só das suas valências da perícia, a capacidade de análise, de recolha de informação de trabalho no terreno, isto opõem frente a policia um desafio de criação de meios.

Neste sentido, Correia diz que a instituição de investigação criminal conta apoio do executivo e dos parceiros internacionais na criação de matérias para lutar contra o tráfico de drogas no país.

Questionado pela imprensa se ouve detidos nesta operação, o diretor Nacional Adjunto da PJ, limitou somente a dizer que a instituição esta a trabalhar neste sentido.

Em março último, a PJ fez a maior apreensão de droga da história do país, cerca de 800 quilos de cocaína seguia num camião, escondida num fundo falso, em vários sacos de 30 quilos, em pacotes pretos.

De recordar que em outubro de 2018, o executivo guineense deu posse à comissão técnica que vai elaborar o plano nacional de luta contra o tráfico de droga e que inclui magistrados judiciais, Polícia Judiciária e sociedade civil.

Por: AC

radiojovem.info

Sem comentários:

Enviar um comentário