sexta-feira, 12 de julho de 2019

MORADORES DE ANTULA SEM ÁGUA POTÁVEL

Os habitantes do bairro de Antula, arredores de Bissau, estão preocupados com a falta da água potável, já há um mês, e, no entanto, pedem a intervenção da única empresa pública da Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB)

As preocupações foram registadas, esta manha (12 de Julho), à Rádio Sol Mansi (RSM), durante a reportagem sobre a crise da água que os populares deste bairro periférico de Bissau estão a enfrentar nas últimas semanas. Além de Antula vários bairros de Bissau passam por mesma e alguns nunca tiveram acesso a água potável.

Aos microfones da RSM, os moradores dizem que agora são obrigados a levantar às 05 horas da manhã a procura de água no poço.

“Devido a falta da água nas torneiras, somos obrigados a levantar às 5 horas a procura da água no poço e esta água nós usamos para beber, cozinhar e lavar as roupas o que para a saúde não é saudável”, lamenta um dos citadinos.

“Estamos já há um mês sem água na torneira, quem da competência que nos ajude com esta dificuldade”, aclama uma outra pessoa ouvida pela nossa reportagem.

“Queremos que a EAGB solucione esta situação o mais breve possível, as nossas crianças não conseguem suportar beber a água do poço e temos que comprar todos os dias a água empacotada para elas se não sofrem a diarreia”, pede uma mulher que diz estar preocupada com a situação.

Sobre estas preocupações levantadas pelos moradores de Antula, o director dos serviços das águas urbanas na empresa da Electricidade e Água da Guiné-Bissau, Cesário Sá, numa entrevista exclusiva à RSM, disse que o assunto tem a ver com o curto-circuito que afectou a electrobomba desta zona.

Cesário diz que a situação poderá ser resolvida atá na próxima segunda-feira (15 de Julho).

“Infelizmente a oscilação da corrente que sofremos, que provoca a queda da corrente eléctrica prejudica a electrobomba nas certas situações. A electrobomba de Antula nesta circunstância só que não temos estoque e no mercado interno não há de venda”, explica o responsável da EAGB.

Na mesma entrevista o director dos serviços das águas urbanas da EAGB avança que já foi encomendado o material em causa e em princípio deve chegar no voou do sábado a noite.

“Na segunda-feira (15) vamos solucionar esta situação”, promete. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário