quarta-feira, 20 de junho de 2018

CONSELHO NACIONAL DE CRÉDITO SAÚDA O DESEMPENHO ECONÓMICO DO GOVERNO

O Conselho Nacional de Crédito da Guiné-Bissau (CNC) felicita o Governo pelos progressos alcançados no desempenho do seu programa de   médio prazo, destacando o forte crescimento económico e a melhoria da situação orçamental, durante o ano 2017. O CNC realizou hoje, 20 de Junho, a sua segunda reunião deste ano 2018, na sequência de encontros trimestrais desta estrutura económica, sob a organização da Direção Nacional do Banco Central do Estados da África Ocidental (BCEAO).

Conselho Nacional de Crédito é presidido pelo Ministro da Economia e Finanças,  e o encontro do segundo trimestre foi presidido pelo Chefe do Governo Aristides Gomes que acumulativamente exerce o cargo do ministro da Economia e Finanças, presidente estatutário do CNC.

Na reunião, os conselheiros analisaram a evolução recente da situação económica e monetária, bem como o panorama financeiro nacional, durante o primeiro trimestre.

A situação da campanha de comercialização da castanha de cajú mereceu um especial destaque, tendo sido adotado como tema de debate neste conselho com vista a recolha de recomendações, visando essencialmente, a melhoria do setor.

O CNC foi informado das decisões formuladas na reunião do Comité de Política Monetária do BCEAO, do passado dia 06 de Junho 2018, nomeadamente a manutenção das taxas diretoras do Banco Central, designadamente, a taxa do Mercado Monetário e do Balão de Refinanciamento em 2,5 por cento e 4,5%, respetivamente, assim como da manutenção do coeficiente de reservas obrigatórias em três por cento.

Para o ano 2018, o conselho alerta que as alterações nos preços das matérias-primas, induziram, certamente, importantes riscos a considerar através de uma política fiscal prudente e com base nas despesas eficazes, assim como com a adoção de medidas capazes de redinamizar o setor privado.

Neste particular, a Diretora Nacional do BCEAO, Helena Nosolini Embaló revelou que durante o primeiro trimestre de 2018, nota-se que atividade industrial manteve-se estável e a inflação baixou, apontando as exportações excecionais das madeiras que ajudaram na melhoria das receitas tributárias e aumento ligeiro do crédito à economia.

Saliente-se que as reuniões do CNC servem para analisar a situação económica e financeira do país e definir as suas perspetivas do médio prazo. Prevê-se uma taxa de crescimento económico fixada em 6,2 por cento em 2018 contra 5,9% registada em 2017, informa Helena Nosolini Embaló em declaração ao jornal O Democrata, ladeado pelo Chefe do Governo, Aristides Gomes. 

Por: Sene CAMARÁ

Foto: SC

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário