quarta-feira, 2 de maio de 2018

POLÉMICA: Sector privado teceu duras críticas contra Presidente José Mário Vaz - Reações/Comentários

O presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau, Jaime Boles Gomes

O presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau, Jaime Boles Gomes, espera que se inicie o mais rapidamente possível a compra da castanha de cajú ao produtor, no preço anunciando, antes do início da época das chuvas.

Boles Gomes disse ainda que, no périplo que fez pelo interior do país, constatou que não há campanha a decorrer, ou seja, tudo se encontra parado divido ao impasse à volta do preço de referência de mil francos anunciado pelo Presidente da República.

O Presidente guineense anunciou, a 24 de março, que o preço de referência de compra do caju no produtor em 2018 será de mil francos cfa (cerca de 1,5 euros), mas desde aquela altura o produto não tem sido comprado pelos comerciantes. Várias vozes já se levantaram contra o preço anunciado pelo líder guineense.

O ministro do Comércio do Senegal, Alioune Sarr, anunciou que duas empresas senegalesas vão comprar 120 mil toneladas de caju à Guiné-Bissau ao preço de referência de 1.000 francos cfa (1,5 euros).

O anúncio foi feito na terça-feira ao final do dia, depois de dois dias de intensas negociações entre empresários senegaleses e guineenses e mediadas pelos ministros do Comércio de ambos países. O preço acordado é o preço de referência anteriormente fixado pelo Presidente guineense.

POLÉMICA: Sector privado teceu duras críticas contra Presidente José Mário Vaz


O presidente da associação dos exportadores guineense, Mamadu Jamanca

O presidente da associação dos exportadores guineense, Mamadu Jamanca, disse que o Presidente da República está a marginalizar o sector privado guineense em benefício dos estrangeiros, a colocar em risco a campanha da castanha de cajú, a politilizar a atividade económica e a mandar prender quem não cumprir com a sua imposição.

A campanha de comercialização da castanha de caju da Guiné-Bissau foi declarada aberta por José Mário Vaz, a 24 de março passado, mas até hoje o produto ainda permanece nas mãos dos agricultores.

Os compradores internacionais, indianos e vietnamitas maioritariamnete, recusam-se a adquirir o produto pelo preço de referência fixado pelo Presidente guineense, 1.000 francos CFA por cada quilograma no agricultor.

Reações/Comentários

Lopes Sebastiao: Bo munturus bo Tarda na kansa es povo ku pres saclata

Bubex Ensa: Viva jomav doe a aquém doer mas é 1000kg mas nada

Mamassamba Taco Darame: Djubi si rosto gora so bata fasi se sakalata ma bona contra ku jomav bade saltes

Lamine Wague Sila: Kkkkkk

Nino Silvajunior: Má nka fia si abo propi i Guinnesse , bo nega compra coco na preço di 1000xof na mon di bo povo , i bai tissi estrangeiro PA é bim compral .
Ke bo misti , comerciantes gox td entra na política né ? 
Bá pa kussa di bo donas !!

Ansumane Uie Seide: Abos i diabos merdas nferno ki bo na bai

Braima Djalo: Viva Jomav viva 1ooo

Bacarii Mane: KKKKK CARÁS sim vergonha kantu tempo ku bo compra caju de bo maneira ?
Bo ka lembra de kuma tem tá kanba ou sta bo na pó gos e sta dja na pekadur bo sofre djito ka tem.

Maany Baldé: Olha se não têm dinheiro pra comprar em 1.000xof, então afastem, desde quando q os agricultores estão a sofrer, enganagos postos a morte lenta, enquanto vcs estão eriquecendo ilicitamente, quantos anos q ja compraram cajú no preço de 100francos? Sempre...Ver mais

Bubex Ensa: Essis i criminosos tdo; 1000kg ki kusa k dé elis; tdo contra; ate estrangeiros mas concorda k 1000kg logo presidente i kulpado meu deus; ate nunde k nó na kaba k é criminosos na nó pais????? Forte verogonha mexmo

Bubex Ensa: Falta di firo quinti na bó kadera di futis k pui é tanto falto de respeito ao presidente.
Viva jomav povo sta k bo 100%

Jeremias Tamba Jeremias: Jomav na duca boss, bo custuma ncana povos

Pedro Monteiro Nancassa: Bardade Ka sabi ôbi , i dipus Itá tarda pa odjsdo principalmente nunde que fome tem diante que caminho, um dia ina subido...Quim que sta na bom caminho...

Zé Jacaria Jafuno: Bo bai fasi canpanha na ceu kuda bo na ronca ba kus no vez ki tchica

Nelson Biague: Pá é dixa djintis bô. Camponeses dibidi fica di REFEM na bô mão 🤚?
Abôs k tá cumpra CUCO na preço di 25 fcfa i bô exportal pá 1.250 fcfa. 
Assim k bô misti, pa continua vive na sombra di CAMPONESES???
Dipus di bô exporta nundê k bô tá pui LUCRO?
Cumpra 🚘?
Cumpra Mindjeris?
Nundê k bô tá investi nel?

Lino Mendes: Certo irmão 👏👏👏

Alcides Fernandes Lopes: Estamos no mercado livre a concorrência é ótimo para os produtores.Se tu não tens dinheiro para comprar é melhor sair do mercado.

Lino Mendes: Home bai kudji cadju si buka tene dinheiro pa cumpra cuco

Aladje Seco Sila: Djila na puder cabo pera nada di especial a nao ser djilandadi

Augusto Farã Catchia: olha esse senhor devia abrir uma quinta de caju assim deixa de correr risco de perder e nao estar a espera do produto dos outros para poder ganhar mais .. mas sera que esse senhor nao tem a vergonha na cara de dizer tudo que disse ... ma si kil garandis de tabanca oubiu ba nam e ta trata ba mu bo assim buta ganha mass juizo

Adul Assis Djaló: Pa jomav cumra caju pai para kansa povu

Samuel Seidi: Ummmmm ma djintes ista sego na guine ma um dia bona da tempo razão obrigado djamanca vc falou a verdade deixa otarios de lado um dia buna bim ntimde quim ki jomav

Amadu Buaro Gas: Bo malvadessa ku bo na paga sim 
Jomav na djuda povo abos Bona tenta marginaliza és povo 
Bo na matil fofokeros bota misti kume sabi só Kuba famílias ma kila na kaba 
Viva presidente da República José Mário Vaz homi di bardade ki di trabalho

Jaime Manuel Quade: Coitados as pessoas não vêm o mal que chegou com falso 1000xof Por kg

Santos Lacaram Guigui: Boka seta entra nogaciação só na saclata bota fala presidente fasi ké

Braima Tcham: Mas bo fala 1000 xof i ca bom preço. Mas na kil preço cu estrangeiro na cumpral gos gora kuma ki é na rico?

Jogos Gomes: Pretos di Guiné i problemas, economia ca misti djunda djunda, no sta um di efeito domino i Cai tudo ta Cai, ki cadju no mata cumpanher imaginau si petroleo ku bauxite cunsa explorado.

Messias Antonio Djo: Como é que podemos entender o vai vem da Guiné-Bissau? 
Bem que fomos apresentado grupo dos compradores Indianos, onde afirmaram que vão comprar nesse preço.
Como o presidente já fixou o preço de compra diretamente aos produtores, vocês têm que lhe exigir fixar o preço da na balança grande.

AbulaiRiquelmefati Fati: Mamadu jamanca por favor deixa deixa vcs empresários guineenses não têem a pena dos vossos cidadãos como axxim que vergonha .
...............!!!!!!!!!!!!!!!!

Francisco Biai: Pa para n,gana guintis bo, bo mas misti lucra de ki donos de hortas

Benvindo Domingos da Costa: Bô ta tissi djintis arroz ku ka bali, pa bim troca ki kuku, bô ta fassi campanha bô mara indianos mon, som kumpra carros bonitos. Kuma empresários, Kantu ano na fassi campanha nim nada bô ka pudi tene.
Nim si kuku i 100cfa, bô na falam som i carru.
Que se lixem!


Fernando Flamengo, presidente da Associação Industrial da Guiné-Bissau

Fernando Flamengo, presidente da Associação Industrial da Guiné-Bissau, disse hoje que o Presidente da República tomou uma decisão política sobre a campanha da castanha de Cajú que envergonha o sector privado nacional.

A campanha de comercialização da castanha de caju da Guiné-Bissau foi declarada aberta por José Mário Vaz, a 24 de março passado, mas até hoje o produto ainda permanece nas mãos dos agricultores.

Os compradores internacionais, indianos e vietnamitas maioritariamnete, recusam-se a adquirir o produto pelo preço de referência fixado pelo Presidente guineense, 1.000 francos CFA por cada quilograma no agricultor.

Reações/Comentários

Sule Camara Camara: SIBU KA MISTE CUMPRAL NA 1000 bai yabri bu orta bôô, Jomav defesa dos pobres

Ussumane Bolo Darame: Bandedos ano passado bo cumral e ano bota bem ki munturdede

Augusto Farã Catchia: olha nao queres comprar por mil frcs cfa entao deixa quem quizer que compra .. quem es tu mais que um presidente da republica?

Augusto Farã Catchia: olha meu amigo braima camara por favor tira esse video do senhor que falar porque eu como agricultor nao quero ver esse senhor a falar dessa maneira . quer dizer ele se enriquezer a custa dos outros poque os antepassados dele ja enrequeseram da mesma maneira a custa do povo guineense quando era a cultura de amendoim e coconotes mas esta enganado com jomav nao te safas sou bandido

Conta Abas: Guine i pena na tudo pacis di Africa kadja i 2000 pabia ki Guine Ka pudi kunpura pa 1000 fcf

Bacarii Mane: Abos todo bo montros má bo negá ba.é bo dissa só outros djintes na compra

Lopes Sebastiao: Kkkkk bo na kume bo coco
Jomav Homi Certu
Sibo ka pudi kunpra bo sai bo peranu.

Bo kusta vivi na kalur de agricultores

Fonte: Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário