sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE PROMETE PRONUNCIAR-SE SOBRE O FIM DO RECENSEAMENTO NO PAÍS

O chefe do governo guineense, Aristides Gomes, garantiu esta quinta-feira, 13 de dezembro 2018, que o processo de recenseamento eleitoral em curso no país tem que ser fechado o mais rápido possível. Gomes que falava aos jornalistas depois de uma reunião no Palácio da República com o propósito de analisar o processo de recenseamento, assegurou que o governo irá declarar o fim de recenseamento dentro em breve e apresentará ao Chefe de Estado, diferentes simulações para que se possa fixar a data das eleições, antes da sua partida para a cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO no dia 22 do mês em curso.

A reunião convocada pelo Presidente da República, José Mário Vaz, juntou o governo, Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), partidos políticos com e sem assento parlamentar e técnicos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental que estão no país com o objectivo de proceder à auditoria ao ficheiro eleitoral guineense.

Aristides Gomes explicou na sua declaração aos jornalistas que durante a reunião os técnicos da CEDEAO, apresentaram os seus termos de referência, a metodologia e os objetivos da auditoria como forma de dar garantias a todos partidos políticos em como o governo está a fazer esforços necessários para que as eleições possam desenrolar num clima de transparência total e que os resultados sejam aceites para toda gente.

“A auditoria vai permitir dissipar as dúvidas sobre o processo de recenseamento em curso. Apresentação da metodologia de auditoria, os objetivos  darão alguma ideia daquilo que estamos a fazer para que os resultados sejam fiáveis, sobretudo para que o recenseamento possa ser aceite, com a validação de auditoria que pela primeira vez está a acontecer no país num processo de recenseamento eleitoral.”

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário