sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Contas de 2018: BCEAO REVELA QUE BALANÇA DE PAGAMENTO DO PAÍS SERÁ DEFICITÁRIA

A diretora nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Helena Nosolini Embaló, revelou esta sexta-feira, 14 de dezembro 2018, que durante três anos consecutivos a balança de pagamento da Guiné-Bissau sempre se apresentou excedentária. Segundo as previsões, a balança de pagamento de 2018 será deficitária.

Segundo essa responsável, o crescimento econômico do país em 2018 ficará aquém das expetativas, na medida em que foi caracterizado por uma taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) na ordem dos 3,8 por cento contra 5,9 do ano passado 2017.

Helena Embaló falava numa conferência de imprensa realizada nas instalações da Agencia Principal do BCEAO em Bissau, depois da quarta reunião ordinária do Conselho Nacional de Crédito presidida pelo Primeiro-ministro, Aristides Gomes. Na ocasião, Embaló informou que essa desaceleração da atividade econômica está relacionada com a baixa do volume das exportações da castanha de cajú e do respetivo preço à exportação em comparação com o ano 2017, quando os preços atingiram um nível de exceção.

No que diz respeito à inflação, aquela responsável do banco central assegurou que o nível geral dos preços registou um ligeiro aumento no terceiro trimestre, mas manteve-se controlado dentro dos parâmetros de convergência, abaixo dos 3 por cento. Embaló adiantou ainda que a conjuntura econômica durante o trimestre foi igualmente marcada pelo aumento da produção industrial, mas registou-se uma quebra da atividade comercial.

“As finanças públicas foram marcadas por uma diminuição, quer da receita como também as despesas, sendo que durante o terceiro trimestre o país não beneficiou de nenhum apoio orçamental. O ordenativo aos projectos sofreu uma baixa de cerca de 30 por cento o que obviamente vai afetar as despesas do investimento”, informou.

Relativamente à situação do setor financeiro, o crédito à economia registou uma baixa que se explica pelo reembolso efetivo dos créditos concedidos no quadro da campanha de comercialização da castanha de cajú. Nesse sentido, o Conselho Nacional de Crédito convidou os bancos a prosseguirem com as ações com vista a apoiar os sectores chaves da economia, através de produtos e serviços financeiros adequados às necessidades da economia.

Recomendaram ainda nesta reunião ao governo a prossecução das reformas institucionais e estruturais e a promoção do financiamento da economia em condições apropriadas, dando assim relevo à necessidade de consolidar a estabilidade sócio-política, melhorar as infraestruturas rodoviárias, intensificar os esforços para melhorar o ambiente de negócios e a competitividade dos setores chave da economia, tais como a energia, a fileira do cajú e a atividade das pescas. 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   
OdemocrataGB   




Aliu Cande   

Sem comentários:

Enviar um comentário