quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Eleições legislativas - “Atraso da chegada dos kits condiciona calendário eleitoral” diz presidente do PAIGC

Bissau, 13 set 18(ANG) – O atraso da chegada dos kits  condiciona o calendário eleitoral disse   quarta-feira o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).


Domingos Simões Pereira que falava aos jornalistas a saída do encontro que os partidos políticos com assento parlamentar mantiveram com o Primeiro-Ministro  acrescentou  que, com a presença destes materiais na Guiné-Bissau, o executivo vai apresentar um  calendário eleitoral actualizado e que posteriormente será submetido para avaliação dos partidos políticos com assento parlamentar.

O presidente do PAIGC disse que aguarda com muita expectativa a chegada, nas proximas horas dos Kits à Guiné-Bissau, conforme indicação do Primeiro-ministro.

Simões Pereira indicou que é preciso criar as condições objetivas para a ida as urnas no prazo mínimo possível. 

Disse que é prematuro dizer que a data de 18 de Novembro não vai ser uma realidade.

O líder do PAIGC exortou aos responsáveis de outras formações políticas para não fazer o uso da situação para tirar benefícios políticos, acrescentando que o actual governo é consequencia do bloqueio político que se tem registado ao longo dos últimos três anos no país.

Ainda sobre o encontro com o chefe do governo, Certório Biote, vice-presidente do PRS declarou que o partido deu as suas contribuições para que sejam encontradas soluções para a saída do impasse provocado pela atraso da chegada dos kits para o registo biométrico dos eleitores.

Segundo Biote, o  PRS deu as suas contribuições necessárias para que sejam encontradas soluções o mais rápido possível para saída desta situação.

Considerou igualmente ser cedo para se falar do adiamento das eleições legislativas previstas para 18 de Novembro. 

ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário