sábado, 18 de agosto de 2018

8 HÁBITOS HIGIÊNICOS INOCENTES QUE PODEM PREJUDICAR NOSSA SAÚDE


Os hábitos consistem, de forma geral, naqueles comportamentos aparentemente simples que fazemos em nosso cotidiano. Sendo que estes, na maioria das vezes, são feitos de forma inconsciente e impulsiva. Mas, por mais que eles pareçam inofensivos, eles podem ser os causadores de alguns sérios problemas em sua saúde. E é por isso que você deve ficar alerta em relação a alguns deles, para poder evitá-los a partir de agora.

Esses vícios de comportamento empregados em nosso cotidiano podem ser realmente danosos para o corpo e, consequentemente, para a saúde. Assuntos como esse já foram abordados em momentos passados ao falar sobre comportamentos "simples" mas prejudiciais que devem ser evitados. Mas, quando se trata de higiene, as pessoas sempre acham que sabem o que é certo ou não. E, infelizmente, você pode estar errado sobre grande parte deles. E foi exatamente por isso que selecionamos alguns dos hábitos de higiene mais errados que você pode estar cometendo.

1 - Usar cotonetes para limpar o interior dos ouvidos


Você já deve ter ouvido, em algum momento, sobre o perigo de usar cotonetes para limpar a parte inteiros dos ouvidos. Esse fato se popularizou na internet nos últimos anos e, apesar de muitos não darem a devida importância para eles, isso pode ser realmente prejudicial para você. O uso incorreto do cotonete pode causar lesões na parte interna. Além de que, ao tentar remover a cera do ouvido você pode estar fazendo com que ela entre ainda mais e obstrua o canal, podendo até mesmo danificar o tímpano.

Outro ponto importante, que todos deveriam saber, é que a cera é muito importante e não faz mal para a saúde. Na verdade, ela pode impedir infecções de ouvido e a entrada de poeiras ou mesmo insetos.

2 - Usar secador de mãos


Locais públicos, como os shoppings, tem utilizado secadores de mãos cada vez com mais frequência. Apesar de muitos ainda preferirem o uso de papel, e com razão, alguns outros motivos tem feito com que esses secadores se tornassem populares. O problema é que, caso a sua mão não esteja exatamente limpa, eles podem fazer com que os germes se espalhem pelo ambiente.

3 - Retirar os pelos do nariz


Algumas pessoas tem o costume de tirar os pelos presentes no interior do nariz. Talvez por uma questão de estética, ou mesmo por acreditarem que estão sendo mais higiênicos, mas a verdade é o contrário. Quando você tira o pelo do seu nariz você, além de estar machucando a região, está facilitando a entrada de bactérias para dentro do seu corpo, já que os pelos funcionam como filtros.

4 - Lavar as mãos com água quente


Lavar as mãos com água quente não fará com que o processo de eliminar as bactérias seja mais efetivo. Na verdade, isso está mais relacionado ao tempo que você leva para fazer isso. É claro que você não deve demorar para lavar as mãos, mas isso também não deve ser feito rapidamente. O ideal é que se leve mais ou menos 30 segundos para isso.

Além disso, usar a água quente nesse momento irá reduzir a camada protetora da sua pele, podendo causar irritação e dermatite.

5 - Descongelar a carne em temperatura ambiente


Muitas vezes, quando queremos descongelar um alimento rapidamente, e de forma "natural", deixamos que o processo aconteça na temperatura ambiente. O problema é que fazer isso com carnes e peixe trará alguns pontos negativos. Os germes podem acabar se multiplicando e trazendo riscos para a sua saúde. Para que isso não aconteça é melhor se programar antes. Coloque o alimento para ser descongelado na geladeira.

6 - Praticar exercícios físicos de maquiagem


Com a pressa do dia-a-dia é normal que, em alguns momentos, muitos acabem indo de um lugar para o outro diretamente. Você pode estar no trabalho e em seguida ir para a academia. O problema é que, se exercitar de maquiagem pode trazer consequências. Os cosméticos acabam tampando os poros do seu rosto e, quando você se exercita, isso faz com que a pele não respire da forma correta e que as toxinas produzidas durante a atividade física não sejam eliminadas.

Uma saída fácil e prática para isso é carregar lenços demaquilantes na bolsa. Dessa forma você vai poder tirar a sua maquiagem no caminho para a academia e evitar possíveis problemas.

7 - Usar palitos de dentes


O costume de usar palitos de dentes logo após uma refeição é muito comum. Muitos estabelecimentos, como restaurantes, até oferecem os palitos para os seus fregueses. O problema é que fazer isso pode causar lesões na gengiva e, consequentemente, acarretar outros problemas. Outro ponto importante sobre isso é que os palitos geralmente não são esterilizados e, por isso, podem acabar deixando micro-organismos em sua boca. Prefira o uso de fio dental.

8 - Espirrar ou tossir sem cobrir a boca


Cobrir a boca ao tossir ou espirrar é, além de exercer boas maneiras, a melhor forma de fazer com que os germes não se espalhem. Muitos acabam fazendo isso de forma solta, sem tampar a região, e isso pode acabar causando surtos de doenças infecciosas. Alguns acabam achando que tampar a boca e espirrar na própria mão não é higiênico, mas isso pode ser facilmente resolvido com o uso de lenços. Por isso, tenha sempre um com você.

A maioria dessas coisas é feita constantemente pela maioria das pessoas, e você provavelmente faz parte desse quadro. Mas, para evitar maiores problemas, é bom passar a evita-los, mesmo que seja difícil no começo. O que acham? Tem o hábito de fazer alguma dessas coisas e sabia que eram negativos?

Via   TudoPorEmail     BrightSide     Sorrisologia     Sapo  
Imagens Sensacionalista DOL Funny or Die MinutoMS FoodNews DermaClub Santanadistribuidora GP Ohmymag

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

fatosdesconhecidos

Sem comentários:

Enviar um comentário