sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

*A JUSTIÇA QUE SE EXIGE E QUE NÃO SE DÁ AOS OUTROS*

Há uma citação que infelizmente sei que me acompanhará até os fins dos meus dias, que é esta: Guineense ossa mortu ma i medi bardadi.



Agrada-me imenso que nós os guineenses estejamos a ter consciência da liberdade de se expressar, da justiça, da democracia e da lei, que são sinais de um país em construção e prenúncio de boas novas!

Ouvi alguém falar em Vitória! Ouvi gente falar da luta pela justiça, ouvi o proclamado 'moisés' falar em perdão, espero sinceramente ter entendido mal.

Não havendo legalmente um suporte que impeça a sua realização, é bom que se tenha dado início ao congresso do PAIGC, poupando o povo de mais exaustão. Mas vamos falar da justiça e em palavras que todos entendem, pois é preciso questionarmos com verdade e responsabilidade.

15 deputados expulsos ILEGALMENTE(Tribunal ku fala).
O Orçamento Geral do Estado que os 15 não aprovaram, não foi reapreciado no Comitê Central segundo as normas estatutárias, mais uma ilegalidade.

O Presidente de Assembléia Nacional Popular, em conivência com um partido em incoerência fecha as portas da casa do povo, outra ilegalidade e um grande absurdo.

Entre as oscilações e falhas de um Presidente da República, a insensatez e a incoerência do Presidente do PAIGC não passam despercebidos.

A ACTUAL DIREÇÃO DO PAIGC FOI ELEITA EM LISTAS CONCORRENTES COM VOTAÇÃO LIVRE E SECRETA; porque é que passados 4 anos e com uma direção que se diz a mais moderna e detentora de conhecimento, os métodos de votação se regridem para o mais obsoleto? Aqui está uma grande derrota! O partido optou por opressão, ditadura, e obscurantismo, quando desse líder se esperava mais abertura, sentido de justiça e transparência.

Uma realidade de que não se fala é do número exorbitante e nunca antes visto, de militantes de anos e anos de militância, verem os seus nomes arbitrariamente extinguidos (pa ê Ka vota), em deterimento de amigos e apoiantes do presidente do partido, e a verdade é que a maioria deles(amigos) sequer partilham da ideologia do partido dos libertadores, a maioria deles não completa sequer meio ano de militância no partido, já nem falo da militância activa. Estamos a falar de mais de 400 e tal militantes. Por amor de Deus, existe injustiça maior que esta? O poder de votar conquista-se e não é distribuído aos amigos! A isso se chama ditadura e mais uma arbitrariedade.

Pois é! E viva o congresso sem listas adversárias porque extinguidas;
Viva o congresso à moda di guintis di mato otcha ê bim; candidato Único, era o regime.

E viva a direção falhada que perdeu em peso a sua primeira mesa constituinte: Presidente Honorário, segundo e terceiro vice-presidente do partido, Secretário Nacional Abel da Silva substituído arbitrariamente por Aly Hyjazy, entre tantos grandes militantes, inclusive o Artur Silva, que viu o seu nome cortado da lista sem uma única explicação.

E viva a direção que perdeu o mandato por amadorismo político com uma dose exagerada de petulância.

E viva a banalização do Comitê Central e do Bureau Político do partido; posições onde se constava por mérito, agora é porque é mesmo?
Porque é filho, cunhado, amigo, ou porque se insulta alguém nas redes sociais!

E fala -se de quê mesmo? Justiça, lei, sanções? Porque teimamos em brincar com a inteligência dos outros? Dêem graças à ignorância desse povo, mas à carga, porque não tarda e é à luz da verdade.

Mas acreditam mesmo que o PAIGC e o seu líder será poupado das sanções? A sério?

Essa direção ficou registada como a direção mais arrogante do PAIGC, mais arbitrária e irresponsável de todos os tempos, tão irresponsável que no lugar de proteger os seus militantes de uma decisão que classificou injusta, expôs-os ao confronto com forças de Estado, não sendo uma luta pela verdade, justiça ou democracia, mas irresponsabilidade, ganância e petulância.

E viva o PAIGC di Matchu ku sina nô mininus koba mindjeris, ku tissinu blogues na terra pa tudji guintis critical, e viva êh PAIGC ku dividi nô kasas, nô família, nô vizinhança.

KIM GORA KU NGANHA?????🙄

Fonte: Saliatu Sali Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário