quinta-feira, 2 de março de 2017

Intermediários negam “proibição” de estrangeiros à compra no terreno

Bissau, 02. Mar. 17 (ANG) – A Associação Nacional dos Intermediários de Negócios reagiu quarta-feira contra as “informações” postas a circular e segundo as quais “nenhum estrangeiro pode fazer a compra de cajú, na qualidade de comerciante intermediário”.

A reacção foi tornada publica  depois das declarações do Chefe da Missão do Fundo Monetário Internacional, Felix Fisher, que aconselha as autoridades da Guiné-Bissau a evitarem de produzir leis que impeçam  estrangeiros de exercerem as funções de intermediação na campanha de comercialização de cajú do presente ano.

“Não existe nenhum artigo na legislação (…) que proíbe o estrangeiro de operar durante a campanha deste ano”, afirmou o Presidente da Associação Nacional dos Intermediários de Negócios (ANIN) para acrescentar que desafia a “quem quer que seja para exibir um documento que impede os mauritanianos ou indianos a comprarem o cajú”.

 “Simplesmente”, explica Nelson Badinca, está em curso, neste momento, a reforma com vista a reorganização da cadeia de caju, pois a Guiné-Bissau “não pode ter a melhor qualidade deste produto no mundo e ter o pior preço a nível mundial”.

Segundo este homem de negócios, a reforma em curso no sector de cajú visa permitir o país funcionar a exemplo dos países bem-sucedidos neste domínio, como a Costa do Marfim.

“Este ano, foi instituido que qualquer Intermediário de Escoamento, seja nacional ou estrangeiro, que formalize a sua empresa no país, por forma a permitir que o Estado tenha o controlo da situação e que se ponha termo aos negócios informais no sector”, disse.

Nelson Badinca afirmou que não se pode “retalhar ninguém, porque a ANIN conta com membros de nacionalidades senegaleses e mauritanianas”.

De acordo com o Decreto do Governo que regulamenta a profissão de Intermediário de Cajú, existe duas categorias, ou seja, “Intermediário de Posto”, quem compra a castanha de cajú directamente do produtor e o de “Escoamento”, pessoa singular ou colectiva que adquire o produto mediante um contrato com o “Intermediário de Posto”.

O Presidente da Agência Nacional de Cajú (ANCA), Henrique Mendes, em entrevista exclusiva a Agência de Notícias da Guiné (ANG), em Fevereiro preve, para este ano, a exporação de mais de 200 mil toneladas de cajú contra os 192 mil oneladas de  2016.

Segundo o Presidente da Agência Nacional de Cajú(ANCA-GB), a República da Guiné-Bissau é o quinto maior produtor de cajú no mundo, depois da Índia, Costa do Marfim, Vietname e Brasil e possui a melhor castanha e amêndoa.

ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário