quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Dia de fiéis defuntos: FAMILIARES GUINEENSES DEPOSITAM COROAS DE FLORES NAS CAMPAS DOS SEUS ENTES QUERIDOS


Centenas de familiares guineenses visitaram na manhã desta quinta-feira, 02 de Novembro 2017, os diferentes cemitérios de Bissau para render homenagem aos seus entes queridos através de deposição de coroas de flores nas suas campas. Alguns familiares não conseguiram conter as lágrimas, durante o ato.

Para comemoração do dia de defunto, 02 de Novembro, uma equipa de reportagem do semanário O Democrata, testemunhou as homenagens que centenas de guineenses renderam aos seus entes queridos sepultados no cemitério Municipal de Bissau.

O Democrata registou a presença de grupo de familiares e amigos de diferentes formações políticas que se deslocaram para a fortaleza de Amura onde repousam os restos mortais de antigos estadistas guineenses. Um grupo de militantes e dirigentes do Partido da Renovação Social  (PRS), dirigido pelo Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira, depositou coroas de flores nas campas do fundador daquele partido e ex-Presidente da República, Koumba Yalá; do defunto Presidente Malam Bacai Sanhá e do fundador da nacionalidade guineense Amílcar Cabral.

Depois de Amura, a delegação dos renovadores, seguiu-se ao cemitério Municipal de Bissau e depositou coroas de flores nas campas do defunto General-Presidente, João Bernardo Vieira e Carlos Sousa, membro fundador do partido de Milho e Arroz.

Em declaração à imprensa, Secretário-geral do Partido da Renovação Social, Florentino Mendes Pereira, disse que a data serve para todos os guineenses refletirem profundamente sobre os seus entes queridos que já não estão no mundo dos vivos, principalmente antigos Chefes de Estado que deram as suas contribuições para o país.


“É urgente todos os guineenses esforçarem no sentido de promover uma reconciliação verdadeira, pensando assim no país e deixar as guerrinhas. Recentemente o nosso partido saiu do congresso bem unido e, espero também que todos os partidos saiam unidos para depois sentarmos-nos à mesa e pensarmos a Guiné-Bissau, porque os guineenses precisam da paz”, exortou o político.

APU – PDGB RENDE HOMENAGEM AOS DEFUNTOS PRESIDENTES KOUMBA YALÁ E MALAM BACAI SANHÁ


Uma delegação de Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) chefiado pelo seu líder, Nuno Gomes Nabiam, rendeu homenagem aos defuntos presidentes da República, Koumba Yalá e Malam Bacai, com deposição de coroas de flores nas suas campas e do fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral.

Após a cerimónia de homenagem, o Secretário Nacional para os assuntos de Recursos Naturais de APU-PDGB, Agostinho da Costa afirmou que seu partido foi render homenagem ao defunto Presidente João Bernardo Vieira e General Tagme Na Wayé, que sacrificaram vida para que o país se torne livre e independente.


“Foi graças ao Presidente Koumba Yalá que a democracia tornou-se uma realidade na Guiné-Bissau. Todos os guineenses devem continuar acreditar que as obras deixadas por estes dirigentes  não cairão em vão. Os dias melhores virão, portanto o nosso partido está a trabalhar no sentido de fazer todos os cidadãos que  vivem na Guiné-Bissau a sentirem-se como cidadãos de outro mundo em que a justiça é feita para toda gente”, assegurou.

Refere-se que segundo a tradição católica, dia de fiéis defuntos é uma oportunidade em que os familiares, amigos e conhecidos rezam  e depositam coroas de flores nas campas dos seus entes queridos que buscam a plenitude da vida diante de Deus. O dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado a partir do século XIII em 2 de Novembro, já que no dia 1 do mesmo mês era comemorada a solenidade de todos os santos. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário