quinta-feira, 29 de junho de 2017

ACOBES EXIGE INTERVENÇÃO DO GOVERNO PARA REDUÇÃO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS DA PRIMEIRA NECESSIDADE


O Secretário-geral da Associação dos Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES) exige do governo a tomada de medidas urgentes junto das entidades que efectuam cobranças nos portões das alfândegas para permitir a redução dos preços dos produtos da primeira necessidade

O pedido feito, esta quinta-feira (29/96), por Bambo Sanha, presidente da organização, durante entrevista a Rádio Sol Mansi, sobre aumento galopante dos produtos da primeira necessidade nos últimos meses nos mercados do país.

Na Ocasião Sanha entende que o governo tem que tomar medida sobre estas cobranças caso contrário os consumidores serão principais vítimas.

Para disciplinar o mercado em relação aos preços dos produtos da primeira necessidade, Bambo Sanha defende a criação de uma comissão semelhante da que existe a nível de produtos petrolíferos e derivados que controla venda do combustível no mercado em função do preço de importação e que determina certa margem desde importador até distribuidor final.

“O que verifica é que um produto que já entrou no país há meses, o comerciante, só pelo facto da escassez no mercado, aumenta o preço sem mínima necessidade e nós achamos que isto constitui um roubo”, denuncia.

Sanha assegura, por outro lado, que os bens fundamentais da primeira necessidade devem ser reduzidos drasticamente e o governo não pode pensar que a sua fonte principal de arrecadação das receitas é na importação de produtos da primeira necessidade.

“Enquanto não existir uma produção local capaz de abastecer o mercado nacional o preço dos bens da primeira necessidade devem ser reduzidos drasticamente, sugere.

O aumento do preço dos produtos da primeira necessidade nos mercados do país iniciou desde a altura que o governo fixou o preço mínimo de um quilograma da castanha de Caju por 500 CFA.

Actualmente um saco de arroz de 50 kg que dantes custava 17.500 francos cfa subiu para 20.000 franco cfa, 20L de olho que custava entre 17.500 a 18.000 CFA subiu para 20 mil a 22 mil CFA.

Entretanto, o governo defendeu recentemente que não aumentou a taxa e a Rádio Sol Mansi (RSM) soube através de uma fonte que o conselho da concertação social vai reunir amanha sexta-feira às 12 horas para posicionar sobre o aumento dos produtos da primeira necessidade nos últimos tempos.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga
Radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário