© Shutterstock Mariline Direito Rodrigues noticiasaominuto.com 13/02/2026
As artérias têm como principal função transportar oxigénio e nutrientes que permitam o funcionamento adequado das células do corpo. Ora, é essencial manter a saúde destas, uma vez que podem ficar entupidas (ou obstruídas) devido à acumulação de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias. Esta condição é designada como aterosclerose.
É preciso estar atento a esta situação, pois as placas de gordura nas artérias podem progredir para diagnósticos mais graves como trombose, enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde das artérias. Em declarações ao jornal Metrópoles, o cirurgião cardiologista Márcio Steinbruch revela que bebidas é que prejudicam as artérias.
1. Refrigerantes
O refrigerante, sobretudo as bebidas com gás, tem elevados níveis de açúcar, aumentando os triglicerídeos e a inflamação. Para além disso, não têm nenhum benefício nutricional.
2. Licores
Este tipo de bebidas incluem elevados níveis de álcool e açúcar concentrado, perfazendo desta forma uma "dupla agressão às artérias". "Causam inflamação e aumentam a glicemia", notou o cirurgião. "Entre as bebidas alcoólicas, os licores são uma das mais prejudiciais", fez saber.
3. Sumos de pacote
Os sumos de pacote contêm elevados níveis de açúcar, mesmo aqueles que dizem ser 100% fruta. "A ingestão dessas bebidas aumenta o risco de resistência à insulina", realça o médico.
E alimentos… Qual o pior para as artérias?
Não é só com o que se bebe que se deverá estar preocupado quando o assunto é a saúde das bactérias. Conforme a cardiologista Estelle Jean revelou à revista Parade deverá ter-se atenção aos alimentos frios processados que se colocam nas sandes.
"Do ponto de vista de um cardiologista, os alimentos frios processados são um dos alimentos mais prejudiciais à saúde das artérias no dia a dia. São ricos em sódio, gordura saturada e conservantes químicos, que danificam o revestimento dos vasos sanguíneos", afirmou.
"Há também fortes indícios de que pessoas que consomem muita carne processada têm um risco maior de morrer de doenças cardíacas. Na minha prática clínica, vejo frequentemente pacientes que acham que se alimentam de forma saudável, mas não percebem que o consumo regular destes alimentos frios pode prejudicar silenciosamente a saúde do coração", alertou.
A especialista fez ainda uma lista de cinco alimentos que ajudam a desobstruir as artérias. Poderá vê-la no artigo de seguida:
Muitas pessoas acabam por consumir este alimento todos os dias, o que pode afetar e muito a saúde das suas artérias. Veja o que


Sem comentários:
Enviar um comentário