quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Criança de 5 anos detida pelo ICE no Minnesota. Está em prisão no Texas... Uma criança de cinco anos foi detida pelo ICE no Minnesota, na terça-feira, e foi, posteriormente, levada para um centro de detenção no Texas. Esta será a quarta criança detida na comunidade escolar de Columbia Heigts sob a administração Trump.

Por Notícias ao Minuto

Liam Ramos, um menino de cinco anos, foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), juntamente com o pai, quando regressava da escola, em Columbia Heigts, a norte de Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota. Imagens da criança no momento da detenção mostram mais uma das detenções polémicas que têm acontecido neste estado, onde ainda no início do ano uma mulher morreu após ser baleada pelas autoridades.

Numa conferência de imprensa que decorreu na quarta-feira, Zena Stenvik, a porta-voz do distrito escolar desta cidade explicou que tudo aconteceu quando pai e filho estava a chegar a casa. A responsável explica que quando foi chamada à residência dos detidos, ainda ao carro do pai estava ligado, apesar de os dois terem já sido levados para um centro detenção no Texas.

Stenvik sublinhou que Liam Ramos é um dos quatro menores na área do distrito escolar que já foram detidas pelo ICE durante a administração Trump.

A responsável contou ainda que um outro adulto, que vive com este pai e filho, lhe explicou que tentou impedir que o ICE levasse a criança, "implorando" que deixasse Liam consigo, mas o pedido foi negado pelos agentes. O irmão desta criança, que é aluno do Ensino Básico, chegou a casa cerca de 20 minutos depois da detenção acontecer.

"A família fez tudo o que devia, de acordo com as regras estabelecidas", explicou o advogado que representa a família, Marc Prokosc, acrescentando: "Eles não vieram para cá ilegalmente. Não são criminosos." Ainda segundo advogado, não havia nenhuma ordem de deportação contra eles. A família em causa chegou aos Estados Unidos no âmbito de um caso de asilo e o advogado mostrou documentação que prova a entrada legal desta família no país.

Responsáveis pela comunidade escolar divulgaram duas imagens do momento da detenção. Uma das imagens mostra o momento em que a criança, com um gorro azul do cartoon "Lilo & Stitch" a entrar no carro, com um dos agentes a agarrar-lhe a mochila. A outra mostra o menor à porta de casa.

"Por que razão se vai deter uma criança de cinco anos? Não podem dizer que esta criança vai ser registada como um criminoso violento", apontou Stenvik.

© Cedido por Columbia Heights Public Schools

O que diz a administração Trump?

Já na noite de quarta-feira, a porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, argumentou, em relação a este caso, que o ICE estava a levar a cabo "uma operação planeada" para deter o pai desta criança, que descreveu como um "imigrante ilegal". "O ICE não tem uma criança como alvo", apontou, dizendo depois que, perante a presença dos agentes, o "pai fugiu a pé - e abandonou a criança". "Para o bem desta criança, um dos agentes do ICE ficou ao lado da criança, enquanto os outros faziam a detenção [do pai]."

"Os pais são questionados se desejam ser deportados com os seus filhos, ou o ICE colocará as crianças sob os cuidados de uma pessoa de confiança designada pelos pais", defendeu a porta-voz.

"Liam é um aluno brilhante. Entra na sala e ilumina-a"

A professora desta criança emitiu um comunicado, no qual falou de Liam: "O Liam é um aluno brilhante. Ele é muito amável e gentil e os colegas sentem a falta dele. Ele entra na sala de aula e ilumina-a Tudo o que quero é que ele volte."

Já o advogado da família falou ainda acerca do impacto que esta detenção não terá só na família, como na comunidade escolar, com as outras crianças, que "vão enfrentar um trauma" perante esta situação.

São vários os casos de detenções levadas a cabo pelo ICE que têm vindo a ser noticiadas, nomeadamente, com pessoas que estão no país há décadas e que estão em situação legal. Em centros de detenção já houve mesmo mortes, assim como nas ruas, onde no início do ano morreu Renee Nicole Good. A mulher foi alvejada por um agente do ICE, depois de seguir no seu carro e de 'virar' as costas a esta força de segurança. O caso está a ser investigado e gerou muita polémica logo no início do ano.


O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) não terá detido apenas um menino de cinco anos no Minnesota. Haverá, pelo menos, mais três menores sob controlo destas autoridades. Pelo menos duas destas crianças estarão num centro de detenção no Texas.


Sem comentários:

Enviar um comentário