Por Radio TV Bantaba
Bissau, 18 de Dezembro de 2025 – O Presidente da República de Transição da Guiné-Bissau, Major-General Horta Inta-a, exonerou todos os membros do Gabinete do Presidente da República, no quadro de um processo de reorganização das estruturas da Presidência, segundo um Decreto Presidencial assinado esta quarta-feira .
De acordo com o Decreto Presidencial n.º 09/2025, a decisão visa assegurar a reconfiguração da equipa de apoio ao Chefe de Estado de Transição. A exoneração produz efeitos imediatos, cessando todas as funções, prerrogativas e benefícios inerentes aos cargos exercidos pelos membros do Gabinete, conforme estabelece o diploma.
No mesmo dia, o Presidente da República de Transição procedeu à nomeação de uma nova equipa para funções junto da Presidência, através do Decreto Presidencial n.º 10/2025 .
Nos termos do referido decreto, foi nomeada Gilda Lobo de Pina para o cargo de Ministra Diretora do Gabinete do Presidente da República de Transição. Cesar Augusto Vieira Fernandes foi designado Ministro Secretário-Geral da Presidência da República de Transição. O Tenente-General Sandji Fati passa a exercer as funções de Chefe da Casa Civil da Presidência, enquanto o Brigadeiro-General Dinis N’canha assume o cargo de Chefe da Casa Militar da Presidência da República de Transição .
O Decreto Presidencial n.º 10/2025 entrou imediatamente em vigor, tendo ambos os diplomas sido assinados em Bissau, a 18 de Dezembro de 2025, e mandados publicar pelos meios oficiais em vigor pelo Presidente da República de Transição, Major-General Horta Inta-a .

Sem comentários:
Enviar um comentário