sábado, 25 de outubro de 2025

Pessoas que leem são mais saudáveis, empáticas e atraentes, diz a ciência... Os benefícios da leitura são muitos e são vários os estudos que os destacam. Segundo a ciência, ler com regularidade ajuda a aumentar a empatia, traz saúde e... torna as pessoas mais atraentes.

Por LUSA 

A leitura traz inúmeros benefícios e é a ciência quem o defende. No livro 'How To Prevent Dementia', o neurologista Richard Restak revelou que ler - especialmente ficção - poderá ser 'a atividade mais efetiva' que se poderá fazer para construir uma "reserva cognitiva".

Ora, quanto maior esta reserva, maior a capacidade da mente resistir ao declínio cognitivo. "Um investimento vitalício na construção da reserva cognitiva leva a uma cognição e um pensamento saudáveis por mais tempo", sublinhou o especialista. 

Um estudo realizado em 2022, conforme destaca um artigo do jornal Huffington Post, concluiu que as pessoas que liam duas ou mais vezes por semana tinham um menor risco de desenvolver demência na terceira idade. 

No entanto, note-se que há mais benefícios na leitura. 

Um outro estudo, cujos resultados foram publicados em 2023, mostraram que as crianças que liam 12 horas por semana tinham melhores estruturas cerebrais e, consequentemente, melhores capacidades cognitivas e saúde mental. 

Por outro lado, a ciência também mostra que quem lê tem mais empatia, uma vez que os livros - neste caso os de género de ficção - "transportam emocionalmente" os leitores para histórias e realidades que desconhecem, fazendo com que fiquem mais sensíveis. 

Outro dado interessante, apurado por um estudo do 'website' eHarmony, dá conta que quem revelava que ler era um dos seus hobbies tinha 19% mais probabilidade de receber uma mensagem numa aplicação de encontros. 

Como criar o hábito de leitura?

Se porventura não lê quanto gostaria, saiba que há truques que poderá colocar em prática para criar o hábito de leitura e, finalmente, pegar nos livros que estão a ganhar pó em casa.

Num artigo da 'Mossybrain' são enumerados alguns métodos que podem ajudar neste processo, independentemente de ser o primeiro livro que lê ou de estar só a tentar recuperar o hábito da leitura.

Começar com pequenos objetivos, manter a consistência, escolher livros que lhe interessam e criar um ambiente favorável à leitura são os aconselhados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário