Por Sicnoticias 25/10/2025
O presidente norte-americano diz que não se encontra com Putin se não houver a possibilidade de um acordo de paz. Trump espera ajuda da China para acabar com o conflito na Ucrânia e tem encontro marcado com Xi Jinping na próxima semana.
Donald Trump afirmou, este sábado, que só vai encontrar-se com Vladimir Putin quando estiver garantido que é possível avançar com um acordo de paz na Ucrânia. O presidente norte-americano diz que não quer perder tempo. Apesar de afirmar que tem uma boa relação com Putin, o líder dos Estados Unidos diz que está dececionado.
“Vou ter de saber que é para fazermos um acordo. Não vou estar a desperdiçar o meu tempo”, afirmou Trump, em declarações aos jornalistas, quando questionado em relação ao encontro com o presidente da Rússia.
“Sempre tive uma ótima relação com Vladimir Putin, mas isto tem sido muito decepcionante. Pensava que [o tema da guerra na Ucrânia] estaria resolvido bem antes da paz no Médio Oriente”, atirou.
O encontro de Trump com Xi Jinping
Trump quer a ajuda da China para acabar com a guerra na Ucrânia e esse é um dos temas a debater no encontro com o presidente da China. Trump e Xi Jinping vão estar juntos na próxima quinta-feira, na Coreia do Sul. O encontro está integrado no périplo do presidente dos Estados Unidos pela Ásia.
Na primeira viagem oficial à Ásia desde o início do segundo mandato, Donald Trump visita o Japão, a Malásia e a Coreia do Sul. Antes de regressar a Washington, o presidente dos Estados Unidos terá a reunião mais aguardada, com Xi Jinping, com quem vai encontrar-se à margem da cimeira asiática em que ambos participam.
Os dois presidentes reúnem-se numa fase particularmente complexa da relação entre as duas maiores economias do mundo, ensombrada pela ameaça de uma guerra comercial. É o primeiro encontro entre os dois líderes desde que Donald Trump regressou à Casa Branca e uma das primeiras oportunidades que terão para discutir frente a frente a guerra que envolve um dos maiores aliados de Pequim.
A mini-cimeira Trump-Xi Jinping acontece depois do cancelamento do encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin e quando Washington, além de impôr sanções a Moscovo, pondera fornecer à Ucrânia armas que podem mudar o curso da guerra.
.jpeg)
Sem comentários:
Enviar um comentário