segunda-feira, 24 de março de 2025

A raiva é como um veneno que nós mesmos tomamos, esperando que o outro morra...

Por Chagua Rebbolar
 Uma cobra venenosa colidiu com um machado e fez uma leve ferida. Furiosa com isso, decidiu vingar-se, mas... Que mal pode uma cobra fazer a um machado? Exato, nenhum.

 A pobre cobra ficou ferida e começou a sangrar da boca. Ela estava cheia de ódio, sentia dor, mas sua sede de vingança era maior. Queria acabar com seu inimigo a todo custo, tentou mordê-la mais uma vez, tentando injetar todo seu veneno, mas sentiu uma dor insuportável. 

No entanto, ela não desistiu, embrulhou o machado para sufocá-la, mas à medida que apertava com mais força, mais fraco e dolorido se sentia. Apesar disso, a raiva deu-lhe forças para continuar, e em um ataque, apertou com todas as suas forças. 

No dia seguinte, quando o carpinteiro chegou e abriu a porta da sua oficina, encontrou uma cobra sem vida, enrolada em seu machado.  

É assim que acontece na vida, caros amigos: a raiva e o desejo de vingança podem nos levar a destruir a nós mesmos. Há uma frase de Buda que diz: "A raiva é como um veneno que nós mesmos tomamos, esperando que o outro morra. "Um ataque de raiva é como um incêndio. 

E o que você faz quando está em um? Vais embora, certo? Porque é a coisa mais inteligente. 

É por isso que quando estiveres zangado e sentires que a raiva te consome como um incêndio voraz, vá caminhar. Suba e desça as escadas quatro vezes ou mais, e verá a serenidade voltar para você. Isso não é brincadeira, um ataque de raiva duplica a chance de ter um ataque cardíaco. 

A raiva é terrível; há milhares de pessoas presas porque acabaram com o seu próximo em um ataque de raiva, e enquanto você lê isso, eles estão em uma prisão pagando a sua sentença ou pagando a sua raiva.

 Não seja como a cobra da história, não permita que a raiva te vença. Apague o fogo, afaste-se do ódio e busque a tranquilidade da sua alma e do seu coração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.