quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Sonda da Agência Espacial Europeia descobre reservas de gelo em Marte... Acredita-se que, se todo este gelo derretesse, cobriria o planeta com um oceano.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto    18/01/24 

A sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia partilhou novos dados sobre uma das áreas mais misteriosas de Marte, a Formação Medusae Fossae (MFF), onde se descobriram depósitos de gelo com cerca de 2,5km de profundidade.

Como indica o site oficial da Agência Espacial Europeia, estas reservas de gelo são de tal forma profundas que, se todo este gelo derretesse, cobriria todo o planeta com um oceano com 1,5 a 2,7 metros de profundidade. É também quantidade suficiente para preencher todo o Mar Vermelho na Terra.

“Explorámos novamente a MFF usando dados mais recentes do radar MARSIS da Mars Express e descobrimos que os depósitos são ainda mais espessos do que pensávamos: até 3,7 km de espessura. Para nossa excitação, os sinais de radar correspondem ao que esperávamos ser gelo em camadas e são semelhantes aos sinais que observamos nos polos de Marte, que sabemos serem muito ricos em gelo”, afirmou um dos investigadores principais, Thomas Watters.

Mais entusiasmante do que esta descoberta é a hipótese de que existam mais reservas de gelo por baixo de camadas protetoras de poeiras e de cinza em mais áreas do ‘Planeta Vermelho’.


Leia Também: China lança microrganismo para estudar possibilidade de vida em Marte

Sem comentários:

Enviar um comentário