quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Israel destrói principal quartel militar do Hamas no sul de Gaza

© JACK GUEZ/AFP via Getty Images

POR LUSA   18/01/24 

O Exército israelita reivindicou hoje a destruição do principal quartel-general militar do Hamas em Khan Yunis, reduto do grupo islamita no sul da Faixa de Gaza, onde os combates decorrem desde o início de dezembro.

"Os soldados da Brigada Givati realizaram um ataque seletivo aos quartéis pertencentes ao Batalhão Sul da Brigada Hamas Khan Yunis e aos escritórios do comandante do batalhão e de outros altos funcionários", anunciou um comunicado militar.

O comunicado refere que os soldados localizaram nesse local numerosas armas e documentos de informação militar, incluindo dezenas de granadas de mão, AK-47, munições, equipamentos de escavação, lançadores, mísseis RPG, explosivos e documentos de gestão de combate.

"O complexo do batalhão incluía uma área de treino para guerra aberta e urbana, juntamente com escritórios operacionais usados por terroristas do Hamas da Brigada Khan Yunis", acrescentou o comunicado.

O Exército israelita expandiu a sua ofensiva em direção ao sul da Faixa de Gaza em 01 de dezembro, após terminar a única trégua conseguida até ao momento, tendo alcançado de seguida os arredores da cidade de Khan Yunis, a norte.

A Brigada Givati do Exército de Combate Khan Yunis conseguiu chegar à parte mais a sul da cidade, onde os soldados eliminaram "dezenas de terroristas em combate corpo a corpo, com a ajuda de tanques e apoio aéreo", segundo o comunicado.

Mais de 190 soldados israelitas morreram em combate na Faixa de Gaza desde que se iniciou a ofensiva terrestre no final de outubro dentro do enclave, onde mais de 24.400 habitantes de Gaza já morreram e mais de 61.000 ficaram feridos.



Leia Também: Centenas de clubes palestinianos querem Israel banido dos Jogos Olímpicos

Sem comentários:

Enviar um comentário