terça-feira, 5 de dezembro de 2023

O que aconteceu na Guiné-Bissau é uma beleza da democracia!

Fonte:  O Democrata Osvaldo Osvaldo

Um amigo meu que vive nos EUA, me enviou um telegrama de Hollywood dizendo: o que aconteceu na Guiné-Bissau é uma beleza da democracia! Eu não conseguia ver o que ele via no fundo.

Pensei em sentar e apreciar a produção que eu havia projetado dias atrás e, pela primeira vez, não ter nenhum sentimento de responsabilidade em relação ao que muitos pensam. Eu gostei da música que todos estão a dançar. O vento político passou por mim como grande energia das ondas do mar, e por vários dias depois o ouvi em meu ouvido interno.

A voz de um amigo meu parece ótima como sempre.

Mas a noite de ontem foi perturbadora para mim, pois meu trabalho parecia muito desatualizado com o contexto social e político. O impacto não havia passado. Na minha opinião: não houve surpresa. Pude entender o público não reagindo com fervor, nem mesmo quero mencionar o meu trabalho. 

Os críticos nunca gostaram do meu exercício politico nesta produção e novamente falaram que o primeiro conjunto 'restritivo' era 'autoindulgente'. Isso eu não entendo para ser sincero. Tem partido que deve ser efetivamente desmontado pelo caminho da democracia. Mas agora percebo que, embora sou um homem que tem um trabalho árduo, não fiz pesquisas suficientes para saber o que aconteceu na Guiné-Bissau. Não cavei fundo o suficiente para perceber algo. Eu não confio em muitos truques fáceis. Desde então, foram copiados tantas vezes que o resultado não me surpreendeu mais. Lembro-me de quando esta narrativa é irrelevante. 

Dentro poucas horas, vou publicar um artigo sobre a queda do Parlamento. Mas estou, como sempre, sendo duro comigo mesmo no mérito politico e jurídico, pois muito poucas decorações de balé nas redes sociais permanecem válidas depois de algumas horas. Os fanáticos são atemporais, pois os alevinos, que trabalham neste meio evanescente, não têm o que é preciso para produzirem algo que não seja apenas adequado para o momento frustrante do líder sem visão politica estratégica abrangente, e que provavelmente não durará no cenário político. 

É como se alguém pedisse a um estilista politico que fizesse algo novo que permanecesse na moda para sempre sem resultado nenhum. Agora entendo por que as decorações de balé nas redes sociais são refeitas de vez em quando acontecer algo prejudicante para com eles, ao contrário do que eles pensam, o salvador deles fica prejudicado para ser inelegível, pois sei que a maioria dos seus seguidores não sabem de que, ele é simplesmente um profissional que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, e não é um líder político no verdadeiro sentido da palavra, razão pela qual ele não tem noção tanto no aspecto de uso da inteligência política para alcançar o objetivo traçado quanto no aspecto de percepção, a necessidades do partido. É bom ver e assistir os próximos capítulos políticos.

Para ser um líder político, não é basta ser um intelectual, pois além de necessário, é o imperativo categórico ser super inteligente, estratégico e usar mais mesura e verdadeira consciência do seu dever e responsabilidade face a circunstância. 

Terça-feira, 5 de dezembro

11:02.

Juvenal Cabi Na Una.

Sem comentários:

Enviar um comentário