terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Estudo confirma que medicamento preventivo contra HIV é altamente eficaz

© iStock

Notícias ao Minuto   05/12/23 

A pesquisa, considerada a maior do género a nível mundial, foi feita em Inglaterra entre outubro de 2017 e julho de 2020. 

Um estudo confirmou que o medicamento de Profilaxia Pré-Exposição ao VIH (PrEP) é altamente eficaz na prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A pesquisa, considerada a maior do género a nível mundial, foi feita em Inglaterra entre outubro de 2017 e julho de 2020. 

De acordo com a BBC, o PrEP reduziu em cerca de 86% as possibilidades de contrair HIV, quando usado na vida quotidiana, tendo em conta o uso inconsciente ou incorreto do medicamento. Os ensaios clínicos sugeriram que o medicamento é 99% eficaz.

O médico John Saunders, especialista em saúde sexual e HIV, participou no estudo e garantiu que a pesquisa "demonstrou ainda mais a eficácia do PrEP" na prevenção do vírus. Saunders referiu ainda foi ainda verificado "o efeito protetor relatado" em estudos anteriores.

Em Inglaterra já há instituições que pedem que o medicamento seja disponibilizado em farmácias online, de forma a ampliar o acesso ao PrEP. 

Harry Dodd, que participou em vários estudos sobre o PrEP, referiu que tomar o medicamento tem sido "fortalecedor", uma vez que já não teme contrair o vírus. “Não penso nisso há quase uma década. Depois de tomar o medicamento, tive parceiros com HIV. Isso não seria uma possibilidade antes", referiu o britânico.

Em Portugal, o medicamento passou a ser nos cuidados primários, organizações comunitárias, ou consultas realizadas no setor social ou privado, depois de o Ministério da Saúde ter publicado, na segunda-feira, a portaria que alarga o acesso à medicação que previne a infeção do VIH.

O diploma vem alterar a forma de prescrição e dispensa dos medicamentos destinados à PrEP e estabelecer um regime excecional de comparticipação de 69% sobre um preço atual que não deverá ultrapassar 40 euros mensais.



Leia Também: PrEP. Governo alarga acesso à medicação que previne infeção por VIH

Sem comentários:

Enviar um comentário