quarta-feira, 14 de junho de 2023

China prevê que Estados Unidos abandonariam Taiwan em caso de conflito

© Getty Images

POR LUSA   14/06/23 

O Governo chinês disse hoje que os Estados Unidos estariam dispostos a abandonar Taiwan à sua sorte a qualquer altura, acusando Washington de usar a ilha como "um peão para conter" a China.

A porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, Zhu Fenglian, reagiu assim em conferência de imprensa à publicação, por órgãos de comunicação estrangeiros, da existência de um alegado plano dos Estados Unidos para retirar os seus cidadãos de Taiwan no caso de um conflito com a China.

Se tal plano existir, "fica claro que os Estados Unidos estão a usar Taiwan apenas como um peão para conter a China e que abandonariam o território a qualquer momento", disse a porta-voz.

Acusou alguns políticos norte-americanos de "encherem a boca a falar na importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan", enquanto "encorajam continuamente a venda de armas" a Taipé.

A funcionária instou os "compatriotas de Taiwan" a discernir se os EUA os estão a apoiar ou a prejudicar, bem como a avaliar se o Partido Democrático Progressista, atualmente no poder em Taipé, "está a agir como um guardião ou em detrimento" do território.

ina e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso a ilha declare formalmente a independência.

A questão de Taiwan é um dos principais pontos de atrito entre Pequim e Washington, já que os EUA são o principal fornecedor de armas e o maior aliado de Taipé.


Leia Também: China deve "refletir" sobre a sua relação com Moscovo, dizem analistas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.