quarta-feira, 22 de março de 2023

Cantor russo crítico de Putin morre afogado após cair em rio gelado

© Cream Soda/Instagram

Notícias ao Minuto   22/03/23 

Dima Nova fazia parte da banda Cream Soda, que, em 2021, lançou a música 'Akvadiskoteka', inspirada na alegada mansão milionária de Putin e que se tornou um hino dos protestos contra a detenção do opositor Alexei Navalny.

O cantor russo Dmitry Svirgunov, conhecido como Dima Nova, morreu na noite de domingo, após cair no gelo do rio Volga, o maior rio da Europa. Segundo o jornal independente russo Meduza, o acidente aconteceu na aldeia de Dievo-Gorodishche, na região russa de Yaroslav.

“Durante uma caminhada noturna sobre o gelo do rio Volga, o produtor musical Dmitry Svirgunov (mais conhecido como Dima Nova, um dos artistas por detrás do popular grupo synth-pop Cream Soda) caiu na camada de gelo, juntamente com quatro amigos”, revelou o Meduza.

Um dos amigos foi encontrado morto pouco tempo após o início das buscas. Já o músico, o seu irmão, de 25 anos, e um amigo, de 28 anos, foram dados como desaparecidos. O amigo, Gosha Kiselev, foi resgatado com vida, mas acabou por morrer na ambulância.

O corpo do artista, de 35 anos, foi posteriormente encontrado e o irmão continua desaparecido.

Em 2021, a banda de Dima Nova, Cream Nova, lançou a música ‘Akvadiskoteka’ (Aqua Disco, em inglês), que se tornou um hino anti-Putin. Segundo a imprensa internacional, o tema é uma crítica à alegada mansão milionária de Putin na costa do Mar Negro - avaliada em mais de 1,2 mil milhões de euros.

O Fundo Anticorrupção do opositor russo Alexei Navalny revelou um relatório com pormenores sobre a residência, entre os quais a existência de uma discoteca aquática.

No mesmo ano, a Rússia foi palco de inúmeros protestos contra o regime de Putin - intensificados pela detenção de Navalny - e a música tornou-se um hino das manifestações, que chegaram a ser chamadas de “Aqua Disco Parties”.

O grupo Cream Soda foi formado em 2012 e conta com quatro álbuns lançados.


Sem comentários:

Enviar um comentário