Por SIC Notícias 15.06.2023
De acordo com o jornal Expresso, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que faz ações de controlo, já pediu que fosse reposta a legalidade na atribuição de notas em 10 colégios e uma escola pública. Tanto no sistema privado como no público, destacam-se as disciplinas de Educação Física e Biologia pelas melhores notas.
No ano letivo anterior, 40% das notas dadas pelos professores aos alunos que frequentam colégios privados foram de 19 e 20 valores. A Inspeção-Geral da Educação e Ciência mandou repor de imediato a legalidade na atribuição de notas, como avança o Expresso.
A realização dos exames teve regras diferentes. Os do secundário não contaram para a média final, apenas para aceder ao ensino superior e os do 9.º ano não serviram para as contas finais das disciplinas de Português e de Matemática.
Na primeira fase, foram feitas mais de 250.000 provas, a larga maioria nas escolas públicas. Se olharmos para os resultados, a média nas escolas públicas ficou nos 11,4 valores e perto dos 13 nas privadas.
As raparigas conseguiram melhores resultados. Nos exames tiveram 11,7 de média.
Os rapazes ficaram quatro décimas abaixo, com 11,3. Quanto às notas internas dadas pelos professores, por norma, são mais altas, o que também se confirmou no ano passado: as raparigas conseguiram 15,3 valores e os rapazes 14,9.
Os dados revelados pelo Ministério da Educação mostram que 40% das notas dadas pelos professores aos alunos que frequentam colégios privados são de 19 e 20 valores.
De acordo com o jornal Expresso, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que faz ações de controlo, já pediu que fosse reposta a legalidade na atribuição de notas em 10 colégios e uma escola pública. Tanto no sistema privado como no público, destacam-se as disciplinas de Educação Física e Biologia pelas melhores notas.
Já a média no exame de Matemática rondou os 12 valores na primeira fase do ano passado e na disciplina de Português ficou nos 11,5. Geografia, Física e Química, Biologia e Geologia não chegaram aos 12 valores.
Quanto às negativas, foram praticamente inexistentes nos dois sistemas de ensino.
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