sexta-feira, 12 de maio de 2023

‼ Financiamento líbio: PGR francesa pede julgamento de Sarkozy

DW Português para África   12/05/23 

O Ministério Público francês requereu o julgamento do ex-Presidente Nicolas Sarkozy e de 12 pessoas no caso de suspeitas de financiamento líbio da campanha presidencial de 2007. A Procuradoria-Geral francesa exige que o ex-chefe de Estado (2007-2012) seja julgado por corrupção passiva, associação criminosa, financiamento ilícito de campanha eleitoral e ocultação de desvio de fundos públicos líbios. 

O crime de associação criminosa sugere que Nicolas Sarkozy, que contesta os factos, conscientemente permitiu que colaboradores próximos, apoiantes políticos e intermediários "agissem para obter ou tentar obter" do regime de Muammar Kadhaf (na foto) "apoio financeiro para o financiamento da sua campanha eleitoral de 2007", no valor de vários milhões de euros. 

Cabe agora aos dois juízes de instrução responsáveis por este extenso processo aberto desde abril de 2013 determinar ou não um julgamento no tribunal criminal e, se necessário, determinar quais os crimes a reter. Treze pessoas foram indiciadas ao longo de dez anos de investigações conduzidas pelo departamento anti-corrupção. (Lusa)


Sem comentários:

Enviar um comentário