© Getty Images
Por LUSA 27/09/22
Os EUA avisaram na segunda-feira que estão dispostos a aumentar as sanções à Federação Russa se esta decidir anexar os territórios ucranianos onde estão a ser realizados referendos sobre a integração.
"Estamos preparar para impor um custo económico importante e rápido à Federação Russa, em resposta às ações que estamos a viver se continuarem com a anexação", disse, em conferência de imprensa, a porta-voz da Casa Blanca, Karine Jean-Pierre.
Os referendos sobre a integração na Federação Russa de quatro regiões ucranianas, ocupadas pelos militares russos, começaram em 23 de setembro e acabam na terça-feira.
A porta-voz da Casa Branca considerou estes eventos como uma "farsa" e adiantou que os EUA nunca reconhecerão nem os resultados nem esses territórios como parte da Federação Russa,
Karine Jean-Pierre acrescentou que os EUA levam "muito a sério" a ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de que a Federação Russa conta com um arsenal nuclear "sem paralelo", que lhe permitiria contrariar qualquer ameaça ocidental e insistiu que o seu uso teria "consequências catastróficas", também para a Federação Russa.
Contudo, adiantou que os EUA ainda não tinham visto qualquer movimento que lhes fizesse mudar a sua política nuclear e recordou que o próprio Putin já disse que não se deveria travar uma guerra nuclear.
Sem comentários:
Enviar um comentário