terça-feira, 27 de setembro de 2022

BÉLGICA: Ministro da Justiça belga alvo de plano de rapto por traficantes de droga... O ministro garante estar "a salvo" e os quatro suspeitos foram detidos nos Países Baixos.

© JAMES ARTHUR GEKIERE/BELGA MAG/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  27/09/22 

O ministro da Justiça da Bélgica garantiu na segunda-feira que estava a salvo, mas que iria permanecer sob forte proteção policial, depois de terem sido detidos quatro alegados traficantes de droga, suspeitas de planearem o rapto do governante.

Numa mensagem nas redes sociais, Vincent Van Quickenborne garantiu que está "salvo e em boas mãos", mas terá de faltar a algumas reuniões durante os próximos dias.

O ministro contou à televisão belga RTBF, citado pela Associated Press, que foi desmantelado um plano para o raptar, por parte de membros de uma "máfia de tráfico de drogas". Os quatro suspeitos foram detidos nos Países Baixos, país que faz fronteira com a Bélgica, e deverão ser extraditados em breve.

À Associated Press, o procurador-geral do país contou que os quatro suspeitos foram detidos com uma arma automática e uma garrafa de gasolina num veículo na cidade de Kortrijk, onde o ministro da Justiça faz parte da assembleia municipal.

Em resposta ao incidente, na segunda-feira, a polícia belga definiu um perímetro em torno da casa do governante, e foi mobilizada uma brigada especializada em explosivos, como precaução.

À Associated Press, o procurador-geral do país contou que os quatro suspeitos foram detidos com uma arma automática e uma garrafa de gasolina num veículo na cidade de Kortrijk, onde o ministro da Justiça faz parte da assembleia municipal.

No Twitter, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo considerou o incidente "puramente inaceitável" e salientou que o governo "não será intimidado por ninguém".

Vincent Van Quickenborne responsabilizou os grupos de tráfico de drogas, que têm crescido exponencialmente na Bélgica. Citando dados do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a agência norte-americana de notícias salienta o crescimento do tráfico de substâncias ilegais.

Van Quickenborne deixou claro que o plano só o motiva "a continuar a lutar" contra o narcotráfico. "Continuaremos a lutar contra o crime organizado, com mais recursos humanos que antes", prometeu.


Leia Também: Magistrados belgas presos dois dias para saber como é viver na prisão

Sem comentários:

Enviar um comentário