terça-feira, 2 de agosto de 2022

Líder da al-Qaida, al-Zawahiri, morto em ataque dos EUA

 Uma fotografia do líder da Al Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, é vista nesta imagem estática tirada de um vídeo lançado a 12 de Setembro de 2011. Serviço de Monitorização SITE/Handout via REUTERS TV.

Por  voaportugues.com

O líder da Al Qaeda Ayman al-Zawahiri foi morto num ataque com drone, da CIA, no Afeganistão durante o fim-de-semana, anunciou o Presidente dos EUA Joe Biden na segunda-feira, o maior golpe para o grupo militante desde que o seu fundador, Osama bin Laden, foi morto em 2011.

WASHINGTON - Num discurso televisivo, o Presidente dos EUA Joe Biden disse que a operação em Cabul, Afeganistão, tinha sido levada a cabo no sábado. "Dei a aprovação final para o ir buscar", disse ele, acrescentando que não tinha havido baixas civis.

"A justiça foi feita e este líder terrorista já não existe", disse Biden.

Um alto funcionário da administração disse que Zawahiri tinha sido morto na varanda de uma casa em Cabul, num ataque com drone, e que não tinha havido botas americanas no terreno no Afeganistão.

O funcionário disse que a presença de Zawahiri na capital afegã, Cabul, foi uma "clara violação" de um acordo que os Talibãs tinham assinado com os EUA em Doha em 2020 e que abriu caminho para a retirada dos EUA do Afeganistão.

Antes da intervenção do presidente, a notícia do ataque contra al-Zawahiri foi dada por fontes da administração que permaneceram anónimas.

"Durante o fim-de-semana, os Estados Unidos conduziram uma operação de contra-terrorismo contra um alvo significativo da Al-Qaeda no Afeganistão", disse um alto funcionário da administração.

"A operação foi bem sucedida e não houve baixas civis", acrescentou o mesmo funcionário.

Foi o primeiro ataque conhecido dos Estados Unidos a um alvo da Al-Qaeda no Afeganistão desde que as forças americanas se retiraram do país a 31 de Agosto de 2021.

A medida pode reforçar a credibilidade das garantias de Washington de que os Estados Unidos ainda podem enfrentar ameaças do Afeganistão sem uma presença militar no país.

Na manhã de sábado, o Ministério do Interior afegão negou as notícias que circulavam nos meios de comunicação social sobre um ataque com drone em Cabul, dizendo à AFP que um foguete atingiu "uma casa vazia" na capital, não causando vítimas.

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid tweeted que um "ataque aéreo" foi realizado numa residência na zona de Sherpur da cidade.

al-Zawahiri, um cirurgião egípcio que se tornou um dos terroristas mais procurados do mundo, foi identificado como o cérebro dos ataques de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos que mataram quase 3.000 pessoas.

O Presidente Joe Biden disse na segunda-feira que esperava que o assassinato do líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, pelos EUA, ajudasse as famílias dos mortos nos ataques de 11 de Setembro de 2001.

al-Zawahiri assmiu a liderança da Al-Qaeda depois de Osama bin Laden ter sido morto no Paquistão em 2011. Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 25 milhões de dólares pela cabeça de al-Zawahiri.

A sua morte levanta questões sobre se al-Zawahiri recebeu santuário dos Talibãs após a sua tomada do poder em Cabul, em Agosto de 2021.

Leia Também: 

JIM WATSON / POOL
SIC Notícias  01.08.2022  

O Presidente dos EUA diz que foi feita justiça com morte do líder da Al-Qaeda.

Joe Biden afirmou esta segunda-feira que a operação de contraterrorismo para localizar e eliminar o líder da Al-Qaeda foi “bem-sucedida”, confirmando as notícias da morte de Ayman al-Zawahri, antigo braço direito de Bin Laden.

“Não importa quanto tempo demore nem onde se escondam, se forem uma ameaça para o nosso povo, os EUA vão encontrar-vos e eliminar-vos”

Biden relembrou que Ayman al-Zawahri foi o braço direito de Bin Laden, tendo estado “profundamente envolvido” no planeamento dos ataques do 11 de Setembro.

Sobre a operação no Afeganistão, o Presidente dos Estados Unidos revelou que o líder da Al-Qaeda foi localizado no início do ano em Cabul, tendo a o ataque de precisão sido autorizado na semana passada.

Os Estados Unidos anunciaram esta segunda-feira que o líder da Al-Qaeda Ayman al-Zawahri morreu este fim de semana no seguimento de uma operação de contraterrorismo no Afeganistão.

A Casa Branca informou que o ataque aéreo, levado a cabo pela CIA este fim de semana no Afeganistão, não vitimou civis.

Al-Zawahri era a atual figura central da Al-Qaeda. Agora líder, começou como “vice” de Bin Laden em 1998. Juntos, realizaram o ataque mais mortífero da história em solo americano - o 11 de Setembro de 2001.

Sem comentários:

Enviar um comentário