quarta-feira, 1 de junho de 2022

A guerra na Ucrânia "poderia terminar amanhã", diz Antony Blinken

© Getty Images

Notícias ao Minuto  01/06/22 

Estas declarações foram feitas numa conferência de imprensa que contou com o secretário de Estado e o líder da NATO Jens Stoltenberg, onde discutiram o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Numa conferência de imprensa conjunta, esta quarta-feira, em Washington, o secretário de Estado americano Antony Blinken e o líder da NATO Jens Stoltenberg tiveram oportunidade de falar sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Assim, Antony Blinken diz que o novo pacote de armas para a Ucrânia, já anunciado esta terça-feira, é "exatamente o que eles precisam" e fortalecerá o país em quaisquer negociações no futuro.

Acrescentou ainda que a NATO só foi fortalecida pelo conflito, algo que ele acredita que a Rússia não esperava depois de invadir a Ucrânia. Reiterou igualmente que a NATO defenderá "cada centímetro" do território da aliança e que 20 mil tropas extra foram enviadas para o flanco leste.

Sublinhou também que a Suécia e Finlândia estão "mais do que qualificadas" para aderir "o mais rápido possível" à aliança atlântica.

Sobre as preocupações da Rússia interpretar o pacote de armas para a Ucrânia como uma escalada, Blinken sublinhou que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi claro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre as consequências da invasão russa.

"Não havia como esconder a bola. Fomos extremamente claros sobre isso desde o primeiro dia, com o presidente Biden a comunicar diretamente ao presidente Putin. Fizemos exatamente o que dissemos que faríamos", afirmou.

E reforçou que o presidente dos EUA disse a Putin que queria menos NATO, mas em vez disso, “está a receber mais NATO, mais tropas e mais membros”.

Referiu ainda que a guerra na Ucrânia "poderia terminar amanhã" se a Rússia optar por pôr fim à agressão militar, "mas não vemos nenhum sinal disso por agora", sublinhou Blinken. Segundo o governante, olhando para o cenário atual no terreno, vão existir  "muitos meses de conflito pela frente".

Já Jens Stoltenberg, secretário-geral da aliança, confirmou que o papel dos EUA em ajudar a Ucrânia tem sido "indispensável" e está "a fazer a diferença no campo de batalha todos os dias".

Disse ainda que as tropas extra enviadas pela NATO são um esforço para impedir a escalada do conflito e remover "qualquer erro de cálculo em Moscovo sobre a prontidão da NATO". Para o líder da aliança o reforço de forças é outro exemplo de que as coisas não estão a acontecer da forma como Putin desejava.

Recorde-se que os EUA anunciaram, na terça-feira, o fornecimento à Ucrânia de sistemas de lançamento de foguetes ('rockets') montados em veículos blindados ligeiros, conhecidos pela sigla HIMARS, de 'High Mobility Artillery Rocket System´.

Estes sistemas têm um alcance de cerca de 80 quilómetros e representam um reforço significativo das capacidades das forças ucranianas, que têm recebido sistemas com um alcance de apenas 40 quilómetros. São também um equipamento que faz parte de um novo pacote mais amplo de assistência militar dos EUA à Ucrânia no valor total de 700 milhões de dólares (653 milhões de euros).

Na conferência de imprensa o Blinken clarificou: "Em relação aos sistemas de armas que fornecemos, os ucranianos deram-nos garantias de que não usarão esses sistemas contra alvos em território russo".


Leia Também: “Putin cometeu um erro estratégico ao subestimar o povo ucraniano e a NATO”


Sem comentários:

Enviar um comentário