quarta-feira, 1 de junho de 2022

Mali: Um soldado da ONU morto e três feridos durante ataque em Kidal

© Shutterstock

Por LUSA  01/06/22 

Um 'capacete azul' da Missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) morreu e outros três ficaram feridos hoje durante um ataque ao seu comboio em Kidal (norte), anunciou o porta-voz da missão, Olivier Salgado.

Os militares fazem parte do contingente jordano da Minusma, disse um oficial de segurança, sob condição de anonimato, citado pela agência France-Presse.

"Esta manhã, quatro elementos das forças de paz Minusma foram feridos [um dos quais acabou por morrer], enquanto repeliam um ataque terrorista em Kidal", disse o porta-voz da missão da ONU, Olivier Salgado, numa publicação na rede social Twitter.

"O seu comboio esteve sob fogo direto de armas ligeiras e RPG (lança-foguetes) durante cerca de uma hora", acrescentou.

Mais tarde acrescentou: "Infelizmente, um dos soldados da paz sucumbiu aos ferimentos após o ataque desta manhã".

Não foram fornecidos pormenores sobre os alegados perpetradores do ataque.

Com cerca de 13.000 elementos, a Minusma, criada em 2013 para apoiar o processo político do Mali, é a missão de manutenção da paz mais mortífera da ONU. No total, 171 dos seus soldados de manutenção da paz morreram em ataques, de acordo com dados da missão.

O Mali, um país pobre e sem litoral no coração do Sahel, assistiu a dois golpes militares em agosto de 2020 e maio de 2021.

A crise política está associada a uma grave crise de segurança que se tem mantido desde 2012 e ao surto de independência e insurreições de extremistas islâmicos no norte.

O país é agora governado por uma junta que se afastou da França e dos seus parceiros e se voltou para a Rússia, numa tentativa de travar a propagação do 'jihadismo', que se alastrou aos vizinhos Burkina Faso e ao Níger.

A violência tem deixado milhares de civis e soldados mortos e centenas de milhares de deslocados.


Leia Também: ONU regista "aumento exponencial" de violações de direitos em Mali

Sem comentários:

Enviar um comentário