quinta-feira, 17 de março de 2022

Ministro Fidélis Forbs eleito figura africana da bienal 2020/2022 na categoria de Boa governação

Bissau, 17 Mar 22 (ANG) - O actual ministro de Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Fidelis Forbs foi eleito pelo Comité da Cimeira Internacional de Jovens com as Embaixadas (CIJE) figura africana da bienal 2020/22, na categoria de Liderança Cívica e de Boa Governação.

A informação consta na carta da Coligação da Juventude dos Países  Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) enviada ao Fidélis Forbs no dia 14 do mês em curso e à  que a ANG teve acesso hoje.

Segundo a carta, a cerimónia de entrega do prémio à Fidélis Forbs será feita na Cimeira Internacional dos Jovens com as Embaixadas que decorrerá nos dias 24 à 25 de Março corrente, cá em Bissau.

“O Comité da CIJE supervisionada pela Coordenação Internacional do Bureau da Coligação de Juventude dos PALOP, pretende garantir a viabilidade dos esforços empreendidos através das acções de Liderança, Boa Governação e da Cidadania Participativa  demonstradas pelos diferentes sectores e personalidades da Lusofonia Africana”, refere o documento.

Na carta consta que a iniciativa foi Inspirada nas diversas acções para a actual geração de jovens líderes com intuito de influênciar as mudanças positivas nas diversas áreas sociais, económicas e políticas, para a tomada de decisões construtivas e a lutar pelas suas aspirações, em prol do bem-estar comum e desenvolvimento dos seus países, em particular e do continente africano em  geral.

A Coligação da Juventude dos PALOP é uma plataforma de movimentos juvenis e pessoas singulares, sem fins lucrativas e conexões político-partidário, que advoga em prol dos Direitos Humanos, empoderamento e da participação política e social da juventude para o desenvolvimento de África com principal foco nos países membros (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique e São Tomé e Principe), segundo a carta.

A CIJE é uma iniciativa filiada à Cáritas Angolana que pretende alcançar representações nos países africanos e não só, entre a juventude e as representações diplomáticas acreditadas pelo Estado, permitindo assim, conhecer e dar a conhecer  os esforços e as oportunidades existentes para os jovens, os empresários e outras áreas afins.

A realização da Cimeira Internacional da Juventude e as Embaixadas contará com o apoio do governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros  Cooperação Internacional e das Comunidades, Sistema das Nações Unidas, a Coordenação do Comissariado da Infância e da Juventude Brasileira.

Conta igualmente com a colaboração de Bolsa de Estudos Cocala dos EUA, Uk Student Solutions of London, Universidade da Singapura, Instituto dos Jovens Exportador do Brasil, Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique e o Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau. 

ANG/AALS/ÂC//SG






Sem comentários:

Enviar um comentário