quarta-feira, 31 de agosto de 2022

UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA MARCOU O FIM DA VISITA OFICIAL DO GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ. PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CEDEAO Ä REPÚBLICA DEMOCRÁTICA E POPULAR DA ARGÉLIA.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Conferência de imprensa do Presidente Tebboune e do seu homólogo da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló.

Esta visita oficial à Argélia ficou marcada com esta frase: “Nossos dois povos se reencontram”

O Presidente Tebboune convidou o General Úmaro Sissoco Embaló para uma visita de Estado à Argélia.

O Presidente da República argelina Abdelmadjid Tebboune decidiu abrir uma Embaixada na República da Guiné-Bissau. Em declarações à imprensa, na sequência de conversas que teve com o Presidente da Guiné-Bissau, General Úmaro Sissoco Embaló, o Presidente Tebboune sublinhou que "é inadmissível 0que a Argélia não tenha aberto uma embaixada na Guiné-Bissau", antes de especificar que "este erro será corrigido”. Recorde-se que o Governo da República da Guiné-Bissau deu a sua aprovação em Março passado à nomeação de Boualem Chebihi como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Democrática Popular da Argélia junto da República da Guiné-Bissau, com residência em Dakar.

Referindo-se à profundidade das relações históricas entre a Argélia e a Guiné-Bissau, o Presidente Tebboune afirmou que “certas circunstâncias separaram os dois países”. Também, insistiu, afirmando que “é tempo de as coisas retomarem o seu curso normal”, destacando a famosa frase de Amílcar Cabral: “Os muçulmanos vão em peregrinação a Meca, os cristãos ao Vaticano e os movimentos de libertação nacional em Argel”.

O Presidente Tebboune, que havia reservado as boas-vindas oficiais ao seu homólogo na sede da Presidência da República, convidou também o Presidente bissau-guineense a fazer uma visita de Estado à Argélia. Um convite aceite pelo  General Úmaro Sissoco Embaló Omaro para o final do ano. 

Agradecendo ao Presidente Tebboune a grandeza e a cordialidade de suas boas-vindas, o Chefe de Estado guineense, General Úmaro Sissoco Embaló sublinhou a necessidade de estabelecer relações de cooperação e amizade com a Argélia. 

O Presidente da República da Guiné-Bissau sublinhou também o papel preponderante e importante da Argélia na região, em particular, e em África em geral. 

O Presidente da República da Guiné-Bissau encerrou ontem a sua visita oficial de dois dias à Argélia.

Na saída do Aeroporto Internacional Houari-Boumediene, em Argel, foi saudado pelo Primeiro-Ministro, Aïmene Benabderrahmane, acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade Nacional no Estrangeiro, Ramtane Lamamra. 

Anteriormente, o Chefe de Estado bissau-guineense visitou Djamaâ El-Djazaïr onde recebeu explicações sobre este edifício religioso, cultural e civilizacional. 

Durante esta visita, o Presidente Tebboune encontrou-se pessoalmente com o Presidente Umaro Sissoco Embalo. Essas conversações foram posteriormente estendidas às delegações de ambos os países. 

Anteriormente, o Presidente Úmaro Sissoco Embalo colocou uma coroa de flores em frente à estela comemorativa no Santuário dos Mártires em Argel e observou um minuto de silêncio em memória dos mártires da gloriosa Guerra de Libertação Nacional, antes de se dirigir ao Museu Nacional Mujahid onde explicações detalhadas lhe foram prestadas nas várias etapas que marcaram a História da Argélia, em particular a sua luta pela recuperação da sua soberania nacional.

Leia Também:

Anteriormente, o Presidente Tebboune tinha reservado as boas-vindas oficiais ao seu homólogo da Guiné-Bissau na sede da Presidência da República, com quem manteve depois um encontro presencial.

Pela manhã, Sissoco Embalo colocou uma coroa de flores em frente à estela comemorativa do Santuário dos Mártires de Argel e fez um minuto de silêncio em memória dos mártires da gloriosa Guerra de Libertação Nacional. 

Em seguida, dirigiu-se ao Museu Nacional do Moudjahid onde lhe foram fornecidas explicações detalhadas sobre as diferentes etapas que marcaram a história da Argélia, em particular a sua luta pela recuperação da sua soberania nacional. 


O Presidente da República da Guiné-Bissau iniciou ontem segunda-feira uma visita oficial de dois dias à Argélia. Ele foi recebido em sua chegada ao Aeroporto Internacional de Houari Boumediene pelo Primeiro Ministro, Aimene Benabderrahmane, acompanhado pelo Ministro de Relações Exteriores e Comunidade Nacional no Exterior, Ramtane Lamamra.

Sem comentários:

Enviar um comentário