segunda-feira, 25 de abril de 2022

Presidente da Guiné-Bissau felicita Macron pela reeleição

© Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Por LUSA  25/04/22 

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, felicitou no domingo à noite o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, pela reeleição nas eleições presidenciais.

"As minhas calorosas felicitações a Emmanuel Macron pela sua brilhante reeleição", escreveu Embaló na rede social Twitter.

"Desejo-lhe todo o sucesso no seu mandato presidencial nos próximos cinco anos", acrescentou o presidente guineense.

França demonstrou solidariedade com Embaló em fevereiro, após um alegado ataque armado à sede do Governo da Guiné-Bissau, numa altura em que o Presidente, o primeiro-ministro, Nuno Nabiam e membros do Governo.

O embaixador da França em Bissau, Terence Wills, defendeu na altura que se tratava do "momento ideal" para que a comunidade internacional ajudasse a Guiné-Bissau "em todos os domínios".

O centrista Emmanuel Macron foi no domingo reeleito Presidente de França, obtendo 58,55% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,45% de Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita, segundo resultados oficiais definitivos divulgados hoje pelo Ministério do Interior francês.

Em 2017, a primeira vez que os dois se enfrentaram nas eleições presidenciais, Emmanuel Macron venceu com 66,10% dos votos, contra 33,90% de Marine Le Pen, ou seja com uma vantagem significativamente mais clara do que nas eleições de domingo.


Sem comentários:

Enviar um comentário