Por Rogerio G. Dias
A GUINÉ-BISSAU EM BUSCA
DA PAZ MUNDIAL
QUEM FEZ FARÁ!
EM ABONO DA VERDADE O GENERAL PRESIDENTE SISSOCÓ EMBALÓ TEM NO SEU ADN A CULTURA DE MEDIAÇÃO, DAÍ SER MEDIADOR NATO.
FAZEDOR DE CONSENSOS E BUSCADOR DE ACORDOS ENTRE AS PARTES E PAÍSES EM CONFLITOS O GENERAL SISSOCÓ EMBALÓ TEM SIDO CONHECIDO NA ARENA INTERNACIONAL COMO BUSCADOR DE PAZ INTERNACIONAL.
É nesta base, que o Presidente da Turquia, em Franco reconhecimento das suas qualidades de lobista e de mensageiro de Paz por este mundo fora convidou o Chefe de Estado da Guiné-Bissau para facilitar o primeiro encontro entre os chefes das diplomacias dos dois países em guerra desde o final do mês passado.
Assim, Serguei Lavrov e Dmytro Kuleba vão encontrar-se à margem da segunda edição do Fórum Diplomático de Antalya-Turquia, onde igualmente participam vários chefes de Estado Africano.
A este propósito, importa referir, que há uma semana na capital Guineense, Umaro Sissoco Embaló, faltando aos jornalistas por ocasião da tomada de posse de novo Chefe de Estado-Maior da Armada e Vice-chefe de Estado-Maior do Exército, anunciou a disponibilidade da GUINÉ-BISSAU em facilitar o entendimento entre Moscovo e Kiev.
A guerra entre Russia e Ukrania ja está a provocar a subida de preço de petróleo e derivados a nível mundial, bem assim a escassez de trigo no mercado.
É caso para se felicitar os esforços da diplomacia da Guiné-Bissau.
Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário