terça-feira, 8 de março de 2022

"Putin está a fazer com que a Rússia se transforme num país pária"

 © OLIVIER DOULIERY/Pool/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto 08/03/22 

O secretário de Estado dos EUA considera que Putin "tem destruído 30 anos de abertura internacional e de oportunidade". E alerta: a NATO está preparada para "responder a qualquer ataque, venha de onde vier".

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Anthony Blinken, afirmou esta terça-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, “está a fazer com que a Rússia se transforme num país pária” devido à invasão da Ucrânia e da censura da mesma nos meios de comunicação russos.

“Na Rússia, muitos não fazem ideia do que está a acontecer por parte do seu governo na Ucrânia. Pensam que estão a libertar a Ucrânia e não a destruí-la”, afirmou, em entrevista de imprensa durante uma visita à Estónia.

Lembrando que a Rússia “vetou o Facebook e o Twitter para facilitar a venda das suas mentiras”, o responsável frisa que “um dos pontos fracos da autocracia é que se baseia no controlo total dos meios de comunicação”.

“O presidente Putin está a fazer com que a Rússia se torne num país pária. Tem destruído 30 anos de abertura internacional e de oportunidade e os russos estão a sentir isso na sua vida quotidiana”, atirou.

Blinken destacou ainda que, “tal como disse o presidente Biden [dos EUA]”, o país vai “defender cada centímetro do território da Ucrânia” com todo o seu “poder”. O nosso compromisso é à prova de fogo. Um ataque a um é um ataque a todos”, frisou.

Numa altura em que se questiona a sanidade mental de Putin e a possibilidade de invadir os países bálticos - Estónia, Lituânia e Letónia - se não for parado na Ucrânia, Blinken destacou que os EUA e a Estónia “estão a melhorar a segurança e defesa conjunta” e que a aliança transatlântica NATO está preparada para “responder a qualquer ataque, venha de onde vier”.

Presente na mesma conferência de imprensa, a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, afirmou que “o pior ainda está por chegar”. “Precisamos de nos preparar para o pior, o pior está por chegar”, frisou.

"Temos de nos adaptar à nova realidade e fazer alterações à nossa própria defesa", acrescentou.

Ainda esta terça-feira, Valdis Dombrovskis, atual vice-presidente da Comissão Europeia e primeiro-ministro da Letónia entre 2009 e 2014, alertou que Putin, irá “desafiar” NATO através dos países bálticos.


Leia Também: 

A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse hoje que cerca de 12.700 pessoas foram detidas arbitrariamente na Rússia por terem participado em protestos pacíficos contra a guerra na Ucrânia.

"Na Rússia, o espaço para discussão ou crítica de políticas públicas, incluindo ações militares contra a Ucrânia, é cada vez mais restrito", declarou Michelle Bachelet, num discurso no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suiça...Ler Mais


O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que o Ocidente quebrou as promessas de proteção dos ucranianos face aos bombardeamentos da Rússia.

"Há treze dias que estamos a ouvir promessas. Há 13 dias que nos dizem que nos vão ajudar nos céus e que teremos aviões, que nos vão entregar aviões", disse Zelensky, numa mensagem gravada e difundida hoje através da rede social Telegram...Ler Mais


A pesar dos avanços das tropas russas não estarem a ocorrer à velocidade esperada, o ‘think thank’ aponta que estas se estão a abastecer e a trazer reforços “bem como a conduzir ataques de artilharia, ar e mísseis para enfraquecer as defesas e intimidar os defensores antes de tal ataque”.

De acordo com um relatório elaborado pelo Instituto para o Estudo da Guerra (ISW)  e publicado na sua página esta segunda-feira, as tropas russas estão a preparar-se para invadir Kyiv esta semana...Ler Mais


O número de pessoas que fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, ultrapassou hoje os dois milhões, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Até hoje de manhã, tinham fugido da Ucrânia 2.011.312 pessoas, de acordo com dados divulgados do ACNUR, citados pela agência francesa AFP...Ler Mais

Sem comentários:

Enviar um comentário