quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A calma regressou a Bissau depois de um grupo armado ter cercado ontem à tarde o palácio do governo

RTB/RDP  02/02/2022

A calma regressou a Bissau depois de um grupo armado ter cercado ontem à tarde o palácio do governo durante um conselho de ministros e que teve fogo cruzado durante cinco horas.

Pelo menos seis pessoas morreram no tiroteio ocorrido junto do Palácio do Governo da Guiné-Bissau, informação avançada por fontes militares à Agência Lusa.

O presidente da República Umaro Sissoco Embaló, falou ao país e disse que se trata de um ato isolado.

“ Só que alguns elementos que estão nesse ato covarde e bárbaro, já estavam sob indicio de investigação de narcotráfico.”

Na comunicação ao país, o presidente da Guiné-Bissau afirmou que recebeu vários telefonemas a condenar a tentativa de golpe de Estado.

O ministro da Defesa Português apela qualquer levantamento militar que termine de imediato. João Gomes Cravinho condenou também a tentativa de golpe Estado na Guiné-Bissau.

“Condenamos qualquer tentativa de golpe de Estado que possa haver qualquer tentativa de utilização da força militar contra o poder político legítimo. Condenamos sem qualquer reserva. Apelamos é que qualquer sublevação militar termine de imediato, e as forças militares regressem aos seus quartéis.”

João Gomes Cravinho diz também que o governo português segue a situação com profunda preocupação.


Leia Também:

Tentativa de golpe de Estado pelo menos seis mortos no tiroteio no Palácio do Governo.

RTB/CNN/LUSA/RTP 02/02/2022

Tentativa de golpe de Estado que ocorreu no Palácio do Governo em Bissau, Pelo menos seis pessoas morreram, disseram à Lusa fontes militares.

De acordo com fontes do Hospital Nacional Simão Mendes, tinham avançado à Lusa, durante a tarde, que receberam quatro feridos, um dos quais em estado grave.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, confirmou também aos jornalistas a existência de mortos e feridos, sem precisar o número.

Vários tiros foram ouvidos perto da hora de almoço junto ao Palácio do Governo onde decorria Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, do primeiro-ministro, Nuno Nabiam e vários membros do governo.

No entanto segundo fonte governamental, militares entraram cerca das 17:20 no palácio do Governo e ordenaram a saída dos governantes que estavam no edifício.

A tentativa de golpe de Estado já foi condenada pela União Africana, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da presidência angolana, pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por Portugal e por São Tomé e Príncipe.

Guine Bissau - Tentativa de golpe de estado que vitimou várias pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário