quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

GOVERNO ASSINA ACORDO COM 4 FEDERAÇÕES PARA CAPTAÇÃO DE NOVOS TALENTOS

Odemocratagb.com

O Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Florentino Dias, rubricou um contrato com quatro federações, nomeadamente de Luta, Atletismo, Andebol e Voleibol, para captação de novos talentos nacionais para a época 2021-2022, no âmbito do plano estratégico para o desenvolvimento do desporto no país.

O documento da concessão de uma comparticipação financeira do executivo foi assinado esta terça-feira, 28 de dezembro de 2021, no estádio nacional 24 de setembro em Bissau.

“A Guiné-Bissau é um país com uma potência enorme nas mais variadas disciplinas desportivas e este potencial precisa ser transformado em ato, precisa ser vivenciado efetivamente”, afirmou Dias, após assinatura do documento.

O governante adiantou que a transformação efetiva do potencial desportivo passa necessariamente pelas federações destas modalidades terem capacidade de trabalharem no desenvolvimento das suas modalidades.

Florentino Dias anunciou neste particular que o executivo vai criar as condições, de maneira enquadrada e organizada, para acompanhar as referidas federações na identificação e acompanhamento dos jovens talentos.

“Hoje escolhemos quatro federações com base em critérios bem delineados e ao longo do tempo vamos evoluir. Há mais disciplinas, mais modalidades, mas escolhemos estas quatro, não quer dizer que não valorizamos as demais. As outras modalidades terão também um acompanhamento com os devidos cuidados e no devido tempo”, explicou Dias.

Em declarações aos jornalistas após assinatura do acordo, o presidente da Federação do Voleibol, Delfim Cabral, agradeceu a iniciativa do governo, em nome das federações ao reconhecer as diferentes modalidades como parceiros para o desenvolvimento do desporto nacional.

O montante a disponibilizar pelo governo para cada federação para desenvolver este projeto não foi divulgado mas a secção desportiva do Jornal O Democrata apurou que as federações do Atletismo, Voleibol e Andebol receberão cada 12 milhões de francos CFA e a de Luta livre vai receber 15 milhões de francos CFA.

A determinação da comparticipação financeira é calculada em função dos seguintes critérios gerais e abstratos: número de eventos que a federação organiza durante o ano, disponibilidades das atas de atividades e relatórios apresentados através de sistema informático e classificações, número de licenças desportivas emitidas pela federação e número de clubes filiados em cada uma das federações.

Por: Alison Cabral

Foto: AC       

Sem comentários:

Enviar um comentário