quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

UNTG REALIZA VIGÍLIA EM FRENTE DO HOTEL ONDE DECORRE A SESSÃO PARLAMENTAR PARA IMPEDIR APROVAÇÃO DO OGE 2022

Por Rádio Jovem | dez 8, 2021

Os deputados da nação da Guiné-Bissau vão começar a discutir hoje (08.12.2021) a proposta do Orçamento Geral de Estado 2022 para sua eventual aprovação.

Simultaneamente, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG-CS) realiza uma vigília em frente do hotel onde decorre a sessão parlamentar com o objetivo de impedir aprovação do referido documento, alegando a central sindical que este orçamento vai ser prejudicial às causas sociais no país.

Desde o mês passado que a maior central sindical no país vem revindicando sobre este OGE na qual advertiu que, caso os deputados aprovarem tal documento, o próximo ano será mais um de greve na função pública do país.

De salientar que na semana passada, o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam apresentou o OGE 2022 na ANP para a sua possível aprovação na presente sessão e esta quarta-feira os deputados começam a discutir o documento.

Segundo a Lusa, o Conselho de Ministros da Guiné-Bissau aprovou em 09 de novembro a proposta do Orçamento Geral de Estado para 2022 no valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), que foi entregue em 30 de novembro no parlamento.

O OGE regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).

Para a cobertura o défice, o Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Finanças a contrair os empréstimos concessionários necessários.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, no OGE para 2022, o foco continua a ser a apresentação de um orçamento moderado, equilibrado, que estimule o crescimento económico e a competitividade, reforce os rendimentos e proteja o emprego.

Djariatu Balde

Leia Também:

FORÇAS DE SEGURANÇA IMPEDEM A VIGÍLIA DA UNTG EM BISSAU

Por Rádio Jovem | dez 8, 2021

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), central sindical, previa a realização de uma vigília em frente do hotel onde decorre a sessão parlamentar para contestar uma eventual aprovação do OGE 2022, alegando que o referido orçamento será prejudicial às causas sociais no país, todavia as forças de segurança pública impediram o acesso da central sindical ao hotel, com o pretexto de estarem a cumprir a ordem.

Os sindicalistas acabaram por realizar a manifestação em frente da sua sede.

Na ocasião, Júlio Mendonça, Secretário Geral da UNTG, crítica os deputados da nação por não levarem a sério as questões do interesse do povo.

Os deputados da nação Guineense vão discutir hoje (08.12.2021) a proposta do orçamento geral de Estado 2022 para sua eventual aprovação.

Orçamento Geral de Estado para 2022 está fixada no valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), que foi entregue em 30 de novembro no parlamento.

O OGE regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).

Para a cobertura o défice, o Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Finanças a contrair os empréstimos concessionários necessários.

Djariatu Balde

Sem comentários:

Enviar um comentário